
Reunião apresentou resultados recordes e definiu novas estratégias para fortalecer o artesanato e a empregabilidade no Amazonas
A apresentação dos resultados alcançados em 2025 marcou a reunião entre o secretário titular da Sedecti, Serafim Corrêa, e a equipe da Secretaria Executiva do trabalho e empreendedorismo (Setemp), realizada nesta sexta-feira (12/12). Com desempenho recorde tanto na comercialização do artesanato amazonense quanto na geração de emprego, via Sine Amazonas, o encontro definiu prioridades e metas para 2026. Participaram da reunião os secretários-executivos Henry Vieira, Ana Bessa e a coordenadora do Departamento de artesanato e economia solidária, Claudia Monteiro.
No início da reunião, a equipe apresentou o crescimento expressivo da comercialização do artesanato: R$ 6,77 milhões movimentados até novembro de 2025, acima dos R$ 6,4 milhões registrados no mesmo período de 2024. O avanço é resultado da ampliação do cadastro de artesãos, do fortalecimento de parcerias e da presença em feiras nacionais.
Durante a reunião, o secretário Serafim Corrêa destacou que os números refletem a consolidação de políticas públicas planejadas e integradas e que o Governo do Amazonas reafirma o compromisso de ampliar oportunidades, fortalecer a economia criativa e preparar um 2026 ainda mais promissor.
“Os números de 2025 mostram que o artesanato amazonense está ganhando força, identidade e mercado. Esse avanço é fruto de muito trabalho, de parcerias que deram certo e da dedicação dos nossos artesãos”, destacou Corrêa.

O secretário-executivo Henry Vieira também destacou que o Programa do artesanato Brasileiro (PAB) segue essencial para ampliar oportunidades no setor. “O PAB é um convênio do governo federal com o Governo do Amazonas. O Estado tem participado de todas as feiras nacionais e, ano após ano, aumentado os valores de venda. Isso traz emprego e renda aos artesãos e empreendedores”, afirmou.
Ele lembrou que o termo anual com o Ministério foi renovado, garantindo contrapartidas como um caminhão-baú, uma picape, notebooks e a cobertura das despesas para participação em eventos nacionais.
A equipe apresentou ainda os desafios previstos para 2026, incluindo a renovação das carteiras de artesãos no interior e na capital, além da inauguração de espaços voltados ao fortalecimento do empreendedorismo.
Outro destaque foram as Caravanas de empregabilidade, que registraram aumento de 90% na colocação de trabalhadores, entre 2024 e 2025, com ações específicas voltadas para pessoas com deficiência. A aproximação de grandes empresas, como Bemol e Porto Chibatão, foi celebrada como reflexo direto da atuação integrada da Setemp.
Dados do Sine
Até o dia 8 de dezembro de 2025, o Sine Amazonas registrou 2.124 trabalhadores colocados no mercado, representando um aumento de 87,39% em relação ao mesmo período de 2024. No consolidado, 2025 superou os resultados de 2021, 2022, 2023 e 2024, tornando-se o melhor desempenho dos últimos anos.
Fotos: Rebeca Mota/Sedecti
