Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: ADS executa segunda etapa de avaliação da capacidade produtiva de produtos minimamente processados
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

ADS executa segunda etapa de avaliação da capacidade produtiva de produtos minimamente processados

27/02/2025
Compartilhar

A primeira visita, realizada na quarta-feira, teve como foco o pirarucu seco, que será introduzido pela primeira vez no cardápio da merenda escolar, em 2025

Foto: Divulgação / ADS

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou a primeira visita de avaliação da capacidade produtiva, na quarta-feira (26/02), na agroindústria Frigopesca Frigorífico de Pescados da Amazônia, localizada no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A ação representa a segunda etapa da iniciativa, cujo objetivo é assegurar que os produtos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

A empresa fornecerá pirarucu seco para as escolas estaduais. Esta é a primeira vez que o produto entrará no cardápio da merenda escolar. A coordenadora do Preme, Jacqueline Azevedo, fala sobre o processo.

“Em 2023, fizemos a solicitação da inclusão do produto no cardápio. Após isso, a Secretaria de Educação fez o teste de aceitabilidade com os alunos, e as crianças receberam muito bem o pirarucu seco. É saboroso, é nutritivo e nós conseguimos incluí-lo através da solicitação feita pela ADS na pauta de gêneros da Secretaria. E agora ele será fornecido de forma direta neste ano”, explicou a coordenadora.

A inclusão do pirarucu seco, reflete o compromisso do Governo do Amazonas em promover uma alimentação saudável e regionalizada nas escolas públicas do estado. O esforço visa valorizar a cultura e a economia local, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes.

Durante a visita guiada, foi possível acompanhar detalhadamente todas as etapas de tratamento e manuseio da espécie, desde a chegada do produto até a entrega ao consumidor final.

Foto: Divulgação / ADS

“Estamos conhecendo todas as etapas de processamento dos peixes, desde o congelamento e embalagens até a chegada ao cliente final, que são os alunos. Nosso objetivo é garantir que esse alimento chegue às escolas em ótimo estado para consumo”, disse a nutricionista da Secretaria de Educação, Samara Souza.

Segundo o médico veterinário e responsável técnico da Frigopesca, André Prado, o produto é comercializado internacionalmente. “A Frigopesca fornece pescado em nível estadual e nacional, além de atender mercados internacionais, como os Estados Unidos, Peru, Colômbia, Vietnã, entre outros. O padrão de qualidade oferecido na merenda escolar é o mesmo exigido por países como os Estados Unidos”, disse o responsável técnico.

A visita contou com a participação da diretora técnica da ADS, Lionilde Gozanga; da coordenadora do Preme, Jacqueline Azevedo; da médica veterinária da ADS, Clarice Maciel; do coordenador do Programa de Assistência Familiar (PAF), Paulo Faria; do presidente da Comissão Interna de Licitação (CIL/ADS), André Ribeiro; e da nutricionista do quadro técnico da Secretaria de Educação de Desporto Escolar, Samara Souza.

Mais visitas

“Nesta etapa, serão visitadas agroindústrias que produzem produtos minimamente processados, como peixes, carnes e polpas de frutas congeladas. Além disso, continuaremos avaliando a capacidade produtiva dos produtores credenciados”, salientou Jacqueline.

No total, 11 agroindústrias credenciadas no programa serão visitadas, visando o fornecimento dos produtos para o Preme em 2025. Na primeira etapa, os técnicos da ADS avaliaram exclusivamente a capacidade produtiva dos produtores rurais credenciados no programa do Governo do Estado.

O post ADS executa segunda etapa de avaliação da capacidade produtiva de produtos minimamente processados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 27/02/2025 27/02/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas avança em plano integrado de regularização ambiental e fundiária para o sul do estado

16/07/2025
Governo do Amazonas

Asfalta Amazonas: Governo do Estado inicia programa de recuperação do sistema viário de Tapauá

16/07/2025
Governo do Amazonas

Gestão ambiental mais ágil: Ipaam realiza capacitação sobre o uso do Sislam para servidores do Idam

16/07/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 158 vagas de emprego para esta quinta-feira

16/07/2025
Governo do Amazonas

‘Muiraquitã Muy Latino’: Espaço Muiraquitã inicia novo ciclo com festa celebrando a cultura latina

16/07/2025
Governo do Amazonas

Cosama faz diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Caapiranga para levar mais eficiência aos serviços prestados à população

16/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus