A ação visou a segurança sanitária na manipulação e armazenamento de alimentos, além do monitoramento de atendimentos de saúde
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, com ação da vigilância sanitária e monitoramento epidemiológico, na promoção da saúde das duas principais festas de réveillon de Manaus, na virada de 2023 para 2024.
A equipe foi formada pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estiveram presentes no “Réveillon no Largo”, realizado pelo Governo do Amazonas no Largo de São Sebastião; e na festa “O Maior Réveillon de Todos”, realizado pela Prefeitura de Manaus, no bairro Ponta Negra, zona oeste da capital, dando suporte à Vigilância Sanitária de Manaus.
“A vigilância em saúde atua na preservação da saúde pública, contribuindo para a detecção precoce de potenciais ameaças à saúde, permitindo a implementação rápidas de medidas corretivas. Nesse sentido, estivemos presentes nas duas principais festas da capital, visando prevenir doenças e agravos”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A equipe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da instituição realizou fiscalização e orientação dos serviços de alimentação quanto à segurança sanitária na manipulação e armazenamento de alimentos. “Os fiscais sanitários inspecionaram os espaços de alimentação, assegurando boas práticas de higiene e promovendo a educação sanitária e alimentação saudável”, disse o chefe do Devisa, Jackson Alagoas.
Foram realizadas 93 orientações e fiscalizações sanitárias, sendo 74 na Ponta Negra e 19 no Largo de São Sebastião, voltadas a barracas fixas, serviço de buffet e vendedores ambulantes. Entre as ações está a orientação aos vendedores que trabalhavam com fogo e espeto para não entrarem no espaço da praia.
A FVS-RCP também atuou com o monitoramento epidemiológico no Réveillon do Largo voltado para detecção de doenças, agravos ou evento de interesse de saúde pública em decorrência dos eventos de massa.