A Suframa participou da abertura da 6ª Feira de Tecnologia e Inovação da Fundação Matias Machline (FMM). O evento – que ocorre das 10h às 18h na sexta-feira (28) e das 8h às 12h no sábado (29), na avenida Ministro João Gonçalves de Souza, Distrito Industrial, zona Sul – tem o objetivo de apresentar ao público projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes da instituição.
A Autarquia foi representada pelo superintendente em exercício, Luiz Frederico Aguiar, e pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira. Aguiar destacou que a instituição é um exemplo positivo de utilização dos recursos da Lei de Informática da Amazônia na formação de capital intelectual na região. “Não há como pensar em inovação e avanço tecnológico, sem atentar para a formação de profissionais capacitados para atuar nessa era digital, que capacidade de utilização e integração de novas tecnologias bem como soluções sustentáveis e inovadoras. Há 38 anos, a FMM forma profissionais capacitados para lidar com os desafios de um mundo com demandas constantes por transformação”, ressaltou o superintendente.
Com um total de 24 salas de exposições e 94 projetos em exibição, a feira apresenta soluções nas áreas de tecnologia, engenharia, saúde, meio ambiente, além de novos games e produtos. Os visitantes têm a oportunidade de interagir diretamente com os estudantes responsáveis pelos projetos, conhecendo de perto os processos de desenvolvimento e suas aplicações práticas. Entre os projetos apresentados, soluções para questões como doação de sangue, auxílio para cuidadores de portadores de Alzheimer, plataforma de suporte educacional para alunos do ensino fundamental, inovação e simplificação em etapas de lavagem de carro e auxílio para acionamento da polícia por parte de vítimas de crime. Os projetos serão avaliados por profissionais renomados do mercado, que oferecerão feedback aos participantes e premiarão as ideias mais inovadoras no encerramento do evento.
“A feira representa não apenas um espaço de exposição dos avanços tecnológicos dos estudantes, mas também um momento de celebração da educação de qualidade promovida pela Fundação Matias Machline, contribuindo para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região e do país”, destacou o superintendente-adjunto.
O diretor da FMM, Marcos Roberto de Paula, explicou que nas edições anteriores a exposição durava um dia. “O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, nos visitou ano passado e nos sugeriu que a feira durasse por mais um dia, para que mais pessoas pudessem conhecer os projetos desenvolvidos pelos nossos estudantes. Atendemos ao pedido, pois entendemos que é uma demanda da sociedade conhecer um pouco mais do que é realizado aqui”, frisou.
ReferênciaA Fundação Matias Machline, referência em educação técnica de excelência há 38 anos, proporciona ensino médio integral gratuito nas áreas de Informática e Mecatrônica para jovens provenientes de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social. “A instituição não apenas forma seus alunos academicamente, mas também oferece suporte completo com alimentação, assistência médica e odontológica, além de uma estrutura moderna de laboratórios e corpo docente qualificado. Em 38 anos, já formamos mais de oito mil profissionais para o mercado de trabalho”, relatou o diretor.