A Escola Estadual Cid Cabral, localizada no conjunto Canaranas, zona Norte de Manaus, recebeu a sexta atividade do ano do projeto “Suframa nas Escolas”, na manhã desta quinta-feira (4). Foi a segunda vez que a instituição de ensino participa do projeto cuja primeira atividade ocorreu no dia 25 de setembro do ano passado, no prédio anexo da Escola Estadual Frei Mário Monacelli, no bairro Cidade de Deus, zona Leste. Na ocasião, os alunos da Cid Cabral assistiram à palestra enquanto a escola passava por reforma.
Promovido pela Autarquia, o projeto tem como objetivo principal informar e conscientizar estudantes sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando seus benefícios socioeconômicos, ambientais e tecnológicos para todo o País.
O palestrante foi Emmanuel Ribeiro Sales de Aguiar, servidor da Suframa desde 1985. Durante a palestra, Aguiar discorreu sobre a história da ZFM, sua importância econômica e social, bem como destacou as contribuições da Autarquia para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Os estudantes avaliaram a condução da palestra como dinâmica e seu conteúdo como “muito informativo”. Foi o que destacou o aluno do terceiro ano, Victor Guilherme: “Eu achei muito interessante o projeto, gostei muito de aprender um pouco sobre a nossa zona franca e achei a palestra muito bem informativa e importante para a gente da nossa cidade”, explicou.
A professora de história da instituição, Waleska Cordeiro, também ressaltou a relevância da iniciativa. “É extremamente importante o desenvolvimento desse tipo de projeto nas escolas, porque só vem a somar aos conteúdos que a gente já trabalha. Eu, enquanto professora de História, vejo como essencial que os alunos estejam conectados com a nossa realidade, com a nossa economia local, e com as empresas associadas à história da Suframa. São temáticas que ampliam a compreensão dos estudantes sobre o mercado de trabalho, ajudam a pensar no vestibular e abrem suas mentes para oportunidades futuras”, salientou.
Para o servidor Emmanuel Aguiar, o projeto “Suframa nas Escolas” ajuda a fortalecer a relação entre educação e desenvolvimento regional, bem como incentiva os estudantes a se conectarem com assuntos envolvendo a região onde nasceram. “Ao levar aos jovens conhecimentos sobre a relevância da Zona Franca de Manaus também estimulam neles o interesse pela história e economia local”, observa.