O deputado Sinésio Campos (PT) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para realização de Cessão de Tempo para ouvir o Grupo de Trabalho da BR-319, instituído dentro do Ministério dos Transportes, que apresentará o resultado dos estudos realizados pelo GT e quais serão as providências que serão adotadas para a reforma da estrada.
“Sabemos que tem uma questão ambiental, mas também estamos discutindo um direito fundamental, que é o de ir e vir. Existe uma área produtiva muito grande que depende da estrada, então vamos continuar fazendo esse debate. O Grupo de Trabalho do Ministério dos Transportes estará na Assembleia para mostrar os avanços, a questão da restauração das pontes, o asfaltamento, e sobretudo os gargalos que ainda existem. A BR-319 é prioridade para todos nós”, declarou Sinésio Campos.
O evento está agendado para o dia 12 de março, às 10h, no Plenário Ruy Araújo da Aleam. Durante a Cessão de Tempo, o tempo reservado para os discursos dos blocos partidários pode ser transferido para ouvir autoridades e representantes da sociedade civil.
O GT-BR-319 foi instituído no dia 16 de novembro de 2023, e tem o objetivo de realizar estudos e apresentar propostas que promovam a otimização da infraestrutura da rodovia, considerando os impactos socioambientais, a segurança viária e medidas de adaptação à mudança do clima no corredor de transporte que faz parte da BR-319.
O fim dos trabalhos do Grupo de Trabalho está agendado para o final de fevereiro. Após essa etapa, será elaborado um relatório com as conclusões dos técnicos e sugestões de intervenção.