Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: “Síndrome de down não é doença e nem grau”, afirma especialista em palestra no MPAM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meio Ambiente

“Síndrome de down não é doença e nem grau”, afirma especialista em palestra no MPAM

30/08/2024
Compartilhar

Criado: Quarta, 28 Agosto 2024 15:07

Atividade realizada na manhã desta quarta (28) debateu políticas públicas voltadas a essas pessoas com necessidades específicas, além de combater a discriminação

“Pessoas com T21, popularmente conhecida como Síndrome de Down, são vítimas de estereótipos sociais que as limitam e as famílias têm muitas dificuldades de acessar direitos previstos na legislação”. A fala é de Kamylla Acioli, juíza de direito e autora do livro “Guia dos Direitos da Pessoa com T21”, que conduziu a palestra “Direitos da Pessoa com T21 (Síndrome de Down)”, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência, na manhã desta quarta-feira (28/08), pelo canal do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) no YouTube.

A iniciativa, segundo Kamylla, teve como propósito sensibilizar a sociedade sobre o tema, humanizando a causa. “É importante dizer que a síndrome de down não é doença e nem grau, e as pessoas nessas condições sofrem discriminação por falta de informação com falas capacitistas, o que é crime conforme a lei 14.811/2024”, comentou.

Segundo ela, em direitos mais amplos, pessoas com T21 podem requerer acesso a vagas em estacionamentos especiais em estabelecimentos, passe livre aéreo e desconto de 80% ao acompanhante, emissão da Carteira Nacional de Habilitação contendo informações do Código Internacional de Doença (CID) e descontos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), atendimento educacional especializado, acesso ao ensino superior em programas de bolsas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), atendimento prioritário no acesso a serviços de saúde e a vacinação.

Ao final da palestra, a palestrante Kamylla Acioli ressaltou que a primeira barreira a ser quebrada é a falta da inclusão, “A inclusão começa em casa, de dentro para fora. Aos pais, não foquem nas limitações, mas nas habilidades e potencialidades do seu filho”, enfatizou a juíza de direito.

De acordo com o promotor de Justiça Vitor Moreira Fonseca, responsável pela programação do evento, foi uma oportunidade para conhecer deficiências que ainda hoje são alvos de preconceitos. “Pessoas com T21, popularmente conhecida como Síndrome de Down, são vítimas de estereótipos sociais que as limitam e as famílias têm muitas dificuldades de acessar direitos previstos na legislação”, comentou.

Destinado a membros, servidores, residentes jurídicos e estagiários, o evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância de debater os direitos constituídos pela Lei Federal nº 13.585/2017, destinados às pessoas com síndrome de down em áreas fundamentais como educação, saúde, trabalho e convivência social.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Comemorada de 21 a 28 de agosto, a semana foi promulgada pela Lei Federal nº 13.585/2017 e busca desenvolver a promoção de conteúdos, que conscientizem a sociedade sobre o respeito às diferenças e necessidade da inclusão social para essa categoria populacional.

Texto: Ramon OliveiraFoto: Reprodução

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Ensino Superior, Estado do Amazonas, Meio Ambiente
30/08/2024 30/08/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Meio Ambiente

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

18/11/2024
Meio Ambiente

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

18/11/2024
Meio Ambiente

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

18/11/2024
Meio Ambiente

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

18/11/2024
Meio Ambiente

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

17/11/2024
Meio Ambiente

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

17/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus