Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Semsa encerra programação do Outubro Verde e Rosa no combate à sífilis e prevenção ao câncer de mama
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura Municipal de Manaus

Semsa encerra programação do Outubro Verde e Rosa no combate à sífilis e prevenção ao câncer de mama

31/10/2024
Compartilhar

Encerrando as campanhas do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e do Outubro Verde, de combate à sífilis e sífilis congênita, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 31/10, uma programação direcionada para servidores da área da saúde.

A atividade aconteceu no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, com discussão a partir do tema “Autocuidado e Prevenção”.

A gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, Flavia Alves da Silva, explicou que a atividade foi organizada para os profissionais de saúde que atuam no Complexo de Saúde Oeste, o que inclui o Disa Oeste, Disa Rural, a diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador (DVAE/Semsa), Centro de Especialidade Odontológica (CEO Oeste) e Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus).

“Foi uma programação voltada para a conscientização e sensibilização dos servidores, aproveitando as campanhas para reforçar as ações de prevenção que são executadas durante todo o ano para a população, por meio das Unidades de Saúde. A ideia é que o cuidador também precisa de cuidado, precisa também de informações para cuidar da própria saúde, o que vai ter impacto na qualidade de atendimento da população”, destacou Flávia Alves.

O tema do Outubro Verde foi abordado durante o evento pela técnica do Núcleo de Controle do HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, Ylara Costa, que destacou as formas de prevenção à sífilis e os riscos da sífilis congênita.

Infecção causada pela bactéria treponema palidum, a sífilis pode ser transmitida por meio da relação sexual (adquirida ou em gestantes), que pode ser prevenida com o uso de preservativo. Também existe a chamada transmissão vertical, da mãe para o feto (sífilis congênita).

“A sífilis é hoje a IST com maior número de casos em Manaus. E existe uma preocupação muito grande com a mulher no período da gestação, parto e puerpério, já que pode ocorrer um desfecho negativo para a criança se não ocorrer o tratamento adequado”, alertou Ylara.

Ylara Costa lembrou ainda que a Semsa disponibiliza serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis nas Unidades de Saúde. “Porém, se a gestante não chegar a ir até a Unidade de Saúde para realizar o pré-natal, quando pode ser feito o diagnóstico e tratamento, acaba colocando em risco a vida da criança. Pode ocorrer aborto ou má-formação congênita, surdez ou cegueira”, apontou Ylara.

Em 2024, o município de Manaus já registrou 2.393 casos de sífilis adquirida (adultos não gestantes), 1.457 casos em gestantes e 335 casos de sífilis congênita.

Outubro Rosa

Durante a programação, o médico Agnaldo Barroso dos Santos, mastologista e ginecologista que atua na UBS Ajuricaba, destacou a importância da multiplicar informação sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

“Todas as vezes que vou dar uma palestra ou participar de uma atividade de educação em saúde, o que quero na verdade é estimular as pessoas para que procurem os serviços de saúde, que orientem seus familiares e amigos para buscar as ações de prevenção. Quando explico para alguém que a mamografia é um exame que combate a mortalidade do câncer de mama, estou estimulando a pessoa a realizar o exame”, afirmou Agnaldo Barroso.

De acordo com o médico, é importante que a mulher escolha pelo menos um dia no ano para procurar o atendimento na Unidade de Saúde e realizar seus exames de rotina, como o exame preventivo, que pode detectar precocemente o câncer de colo de útero, além da mamografia.

“Pode ser no mês do aniversário, a mulher não precisa esperar o mês de outubro. Isso pode salvar vidas porque quando você faz, por exemplo, a mamografia e descobre a doença cedo, a chance de cura em cinco anos é enorme, passando de 95%”, destacou Agnaldo Barroso.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus, Prefeitura de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus
31/10/2024 31/10/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura Municipal de Manaus

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

18/11/2024
Prefeitura Municipal de Manaus

Prefeito David Almeida recepciona presidente norte-americano Joe Biden em Manaus e destaca a importância da visita

17/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus