Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: “Semana do Regulado” da Visa Manaus leva boas práticas a público de engenheiros e arquitetos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Eleições 2024ManausPrefeitura de Manaus

“Semana do Regulado” da Visa Manaus leva boas práticas a público de engenheiros e arquitetos

06/06/2024
Compartilhar

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Prefeitura de Manaus chegou, nesta quinta-feira, 6/6, ao terceiro dia de atividades da “Semana do Regulado”. O evento anual reúne representantes de segmentos de comércio e serviços da capital amazonense para levar orientações sobre as boas práticas sanitárias.

Ao longo da programação do dia, técnicos da Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) da Visa Manaus abordaram os procedimentos necessários à aprovação do Projeto Básico de Arquitetura (PBA) para estabelecimentos de atividades sujeitas à vigilância sanitária.

O gerente da área, Renee Gomes, explicou os procedimentos iniciais para submissão do PBA nos órgãos competentes da Prefeitura de Manaus e o fiscal sanitário Pedro Rodrigues Contente apresentou diversos exemplos de situações vivenciadas na sua atividade de analisar e fiscalizar projetos, para explicar ao público os equívocos mais comuns e as práticas recomendadas para solucioná-los.

O também fiscal Daniel do Nascimento informou em detalhes o processo de envio da documentação necessária ao PBA pelo Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), ferramenta digital utilizada pela Prefeitura de Manaus.

“Estamos aproveitando a oportunidade oferecida pela Semana do Regulado para prestar essas orientações aos profissionais da área de PBA, ressaltando a importância de várias das exigências feitas a esses projetos. Muitos profissionais questionam, por exemplo, a necessidade de incluir ambientes externos nas plantas, mas a Vigilância Sanitária precisa saber se, por exemplo, há saídas que permitam a evacuação dos usuários em situações de emergência. Todos esses detalhes impactam na integridade física e no bem-estar dos cidadãos e, portanto, precisam ser considerados pela Visa Manaus”, disse o gerente Renee.

Alex Sander Duarte da Matta, coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), veio de Brasília para falar sobre as perspectivas para as ações de vigilância sanitária no país nos próximos anos.

“Temos um diálogo constante com a Visa Manaus, em razão dois projetos para os quais a ANVISA escolheu a capital amazonense como participante: o de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e o de revisão do Código Sanitário municipal, duas iniciativas importantíssimas, que vão afetar de forma profunda e muito positiva o trabalho de proteção à saúde dos cidadãos manauaras”, afirmou.

Instrução

De acordo com o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o objetivo principal da Semana do Regulado é criar um canal de comunicação com os agentes da atividade econômica, para instrui-los sobre as novas normativas na área de segurança sanitária, além de reforçar as recomendações já existentes.

“É também a oportunidade que muitos desses profissionais e empresários têm de levar diretamente suas demandas aos nossos gerentes e técnicos, a fim de sanar dúvidas, oferecer sugestões e críticas e propor soluções que ajudem a promover a saúde e o bem-estar da população”, completa o diretor.

A Semana do Regulado termina nesta sexta-feira, 7/6, com a atividade da Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) da Visa Manaus. A Gevser e seus convidados abordam o tema “Boas Práticas de Funcionamento dos Serviços de saúde e o Termo de Compromisso para o Licenciamento Sanitário” para um público de representantes de empresas e instituições que trabalham com serviços de saúde e de interesse à saúde em Manaus (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros). 

— — —

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus atende ocorrência de colisão em terminal de integração na zona Norte

20/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa do ‘Clean Up Day’ com garis da alegria e equipes de educação ambiental

20/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida anuncia simulado do sistema de alerta da Defesa Civil em Manaus

19/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus celebra Dia da Árvore com indicadores históricos e programação no Parque do Mindu

19/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus resgata memória da cidade com revitalização da histórica praça dos Remédios

19/09/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera sistema de drenagem na rua São Cristóvão, na zona Oeste

19/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus