Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Segurança Pública: Amazonas lidera ranking de apreensões de drogas nas regiões Norte e Nordeste do país
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Segurança Pública: Amazonas lidera ranking de apreensões de drogas nas regiões Norte e Nordeste do país

27/08/2024
73ae6d55 cf46 4cb9 b3e6 aca9d5801baesp
Compartilhar

Dado do Ministério da Justiça reflete investimentos do Governo do Estado no combate ao narcotráfico e à criminalidade na região

73ae6d55 cf46 4cb9 b3e6 aca9d5801baesp

Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom

O Amazonas lidera o ranking de apreensões de entorpecentes (maconha e cocaína) na região Norte com 25.251kg (69%) interceptados, entre janeiro e julho de 2024. Esse volume representa duas vezes mais que toda droga apreendida nos demais estados do Norte do país, que somam 11.339kg (11%), no mesmo período, além de mais drogas que todos os estados somados da região Nordeste, que registrou 21,847kg. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Os dados do MJSP fazem parte de um levantamento feito até o final do mês de julho, e engloba todos os estados da federação. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realiza diariamente o balanço das ações de combate e repressão ao narcotráfico em todo o território amazonense, o que já resultou na apreensão de cerca de 30 toneladas, neste mês de agosto, representando um prejuízo ao crime organizado na ordem de mais de R$ 900 milhões.

cbd6899a e1bf 4ab6 a4ce 5d5bd3e04ca7

Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom

Essa expressiva apreensão reflete os investimentos empregados pelo governador Wilson Lima nas Forças de Segurança que atuam no combate ao narcotráfico e à criminalidade na região. No último dia 2 de agosto, ocorreu a maior apreensão de drogas, entre cocaína e pasta-base de cocaína, já registrada no Amazonas, no município de Benjamin Constant, na calha do Solimões, onde foram apreendidas 4,3 toneladas de entorpecentes.

“Todas as apreensões que estamos fazendo são resultados de investimentos que estão sendo realizados como nas nossas Bases Arpão, em lanchas blindadas, na aquisição de equipamentos e de armamentos pesados para combater o crime organizado. Parte desses equipamentos recebemos do Governo Federal, inclusive metralhadoras neguebas, foram doadas pelo Ministério da Justiça, assim como a cessão de homens da Força Nacional, da Polícia Federal, e o pagamento de diárias para os nossos policiais para que possam atuar nessas bases e na região de fronteira”, explicou o governador Wilson Lima.

e461ec17 0880 49f7 8471 93f2016a7087

Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom

Além de infraestrutura, os investimentos em pessoal também colaboram nas ações de combate à criminalidade no estado, como a convocação, em 2023, de novos servidores do último concurso da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que já trouxe resultado na mais recente operação realizada de apreensão de 4,3 toneladas de drogas na cidade de Benjamin Constant.

Essa ação, que ocorreu de forma integrada entre as polícias Civil, Militar e o Exército Brasileiro, foi coordenada pela delegada da Polícia Civil nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, Mayara Magna, que faz parte da nova turma dos concursados convocados pelo governador Wilson Lima no ano passado.

f13e435c 6822 4c37 aadf cd9fe3d49c72

Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom

Reconhecimento

A diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Camila Pintarelli, esteve, no dia 12 de agosto, na capital, para participar das entregas de equipamentos, veículos e obras para as Forças de Segurança que atuam no estado, por meio de recursos do Governo do Estado e do MJSP. Na ocasião, ela destacou a eficiência do Governo Estadual na condução da aplicação dos recursos públicos em estrutura e na valorização dos servidores.

“A impressão que a segurança pública do Amazonas passa ao Ministério da Justiça é de seriedade; é de um investimento inteligente e de uso eficiente dos recursos federais que são repassados. Ao presenciar essa grande apreensão ser conduzida por uma mulher, mostra como o Amazonas, além de gerir de forma de forma séria, também gere os seus recursos humanos de forma eficiente”.

6e8bab2f 637c 452b bdc0 a400848d2179 1024x768 1

Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom

Trabalho efetivo

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), delegado Paulo Mavignier, disse que os investimentos no efetivo asseguram a confiança da população na segurança pública no interior.

“O investimento que vem sendo feito na segurança pública, sendo o principal deles o efetivo, com a nomeação dos delegados, investigadores e escrivães, trouxe uma nova realidade para o interior. E isso está trazendo resposta para a população de todas as regiões do Amazonas, das fronteiras e divisas, para que consigamos mudar a realidade do interior. Hoje a população ribeirinha se sente muito mais segura; temos números; temos prisões acontecendo, e inclusive uma aproximação da polícia e da comunidade”.

O comandante de policiamento do interior da PM, coronel Hildvaney Freitas, pontuou que as aquisições de equipamentos e materiais de segurança colaboram para o trabalho de policiamento ostensivo e a na preservação da ordem pública nas cidades do interior.

“Estamos efetuando um combate mais frequente na ação de piratas, principalmente, na região do Médio Solimões. Com a aquisição dessas lanchas blindadas, estamos conseguindo realizar um combate mais eficaz a essa modalidade de crime que, infelizmente, assola aquela região do Amazonas. Assim como estamos executando a preparação dos policiais militares para atuar no combate à violência doméstica. E hoje já contamos com inúmeros municípios no interior do com Rondas Maria da Penha para atuar nessa área”.

O post Segurança Pública: Amazonas lidera ranking de apreensões de drogas nas regiões Norte e Nordeste do país apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Criminalidade, Governo do Amazonas, Polícia, Polícia Civil, Polícia Federal, SECOM, Segurança Pública, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

890ffc7c d7a8 4d71 b75c 18f027c491ef 1024x682 1
Governo do Amazonas

Famílias habilitadas a residir no Residencial Maués, do Prosamin+, participam da escolha dos apartamentos

16/05/2025
808fa0ae ac35 4ab1 b8b1 45a8ede90574 1024x768 1
Governo do Amazonas

Plano Estadual de Bioeconomia ganha força com sugestões de moradores de Guajará, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tonantins

16/05/2025
Passageiro Maio Laranja Foto Divulgacao Arsepam 1024x768 1
Governo do Amazonas

Maio Laranja: Arsepam promove ação para combate ao abuso e exploração infantil no transporte intermunicipal

16/05/2025
Amazonastur abertura FAT Foto Lucas Silva1 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Estado reafirma compromisso na promoção do turismo durante abertura de feira de expositores

16/05/2025
BOLETIM CHEIA WEB 5 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (16/05)

16/05/2025
EVENTO REGISTRE SE FOTOS VICTOR LEVY SSP AM 2 1024x768 1
Governo do Amazonas

SSP-AM realizou mais de 1,5 mil atendimentos durante a “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”

16/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus