Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Segmento de artes visuais participa de Oitiva da PNAB
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Eleições 2024Manaus

Segmento de artes visuais participa de Oitiva da PNAB

05/04/2024
Oitiva PNAB Artes Visuais 1 Y27GAK
Compartilhar

O segmento de artes visuais foi o segundo grupo a participar das oitivas do Programa Nacional da Lei Aldir Blanc (PNAB). A reunião, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), aconteceu na noite de quarta-feira, 3/4, no Palácio Rio Branco, localizado na avenida Sete de Setembro s/nº, Praça D. Pedro II, centro histórico. A oitiva é uma escuta pública para ouvir as propostas do setor cultural que é fundamental para o desenvolvimento do Plano de Ação e dos Editais para fomentar o setor.

A abertura foi feita pelo presidente do Concultura, Neilo Batista, juntamente com o vice-presidente, Carlos Guedelha. Eles fizeram uma explanação sobre a legislação que rege a PNAB 2 e a importância das oitivas e devolutivas para a formulação do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB (PAAR). “A Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, tem buscado mobilizar e organizar a participação de todos os segmentos artísticos para que os recursos tenham a melhor e mais ampla distribuição aos trabalhadores da cultura e mantenha aquecida a economia criativa de Manaus”, explicou o presidente.

O conselheiro de Artes Visuais do Concultura, Avelino Astro, avaliou como muito positiva a reunião, no sentido da participação de artistas do segmento, que ainda não conheciam ou tinham informação a respeito da PNAB e de como acessar os recursos públicos voltados para cultura por meio dos editais. “De forma que conseguimos a democratização da política cultural, apresentando e orientando a classe artística”, disse. Ele informou que a reunião também teve cunho de mobilização, pois foi criado um grupo de trabalho dos artistas  do segmento das artes visuais para a troca de materiais explicativos a respeito da lei, troca de conhecimentos quanto à formação, preparação para os editais e outras informações.

As próximas oitivas que estão programadas para esta semana são: Literatura- 5/4, 18h (Palácio Rio Branco); Teatro e Circo – 8/4, 18h (Palácio Rio Branco), Cultura Popular/Dança- 9/4, 18h (Cassina), Cultura Étnica- 5/4, 14h e Audiovisual, dia 10/4, 18h, no Casarão Cassina.

PAAR

O Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) é o documento necessário para que estados, Distrito Federal e municípios consigam executar os recursos recebidos por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, foi criada para contemplar trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo patrimônio cultural material e imaterial.

Até 2027, serão feitos repasses anuais de R$ 3 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios. Esses recursos devem ser distribuídos pelos gestores locais por meio de processos seletivos, como editais e chamamentos públicos para, assim, chegarem até os fazedores de cultura. Ainda, podem ser utilizados para manutenção e construção de espaços públicos de cultura, entre outras possibilidades de uso. No entanto, para realizarem essa execução, é preciso que governos estaduais, do Distrito Federal e municipais realizem a adequação da Lei Orçamentária Anual e elaborem o PAAR.

— — —

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Divulgação / Concultura

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados capa, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Estrada do Gaviao2 1024x768 1
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

Primeira noite do ‘Boi Manaus 2024’ recebe brincantes para celebrar os 355 anos da cidade

25/10/2024

David Almeida cobrou e Alberto Neto não respondeu: “para onde você enviou R$ 400 milhões?”

25/10/2024
Prosai Paritnins Tiago Correa UGPE 2 1024x683 1
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

David Almeida: “Alberto Neto é um cavalo de Troia que quer acabar com a Zona Franca de Manaus”

25/10/2024
5b7e0584 c528 42f1 946f aa47a08fb634 J0BIrB
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

A 3 dias do 2° turno, Projeta aponta vitória de David Almeida com 55,5%

24/10/2024

”Um voto errado gera consequências para os próximos quatro anos”, alerta David Almeida

24/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus