Os economistas do Amazonas foram reconhecidos por suas contribuições ao desenvolvimento econômico em uma cerimônia promovida pelo Corecon-AM
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, juntamente com outros economistas do Estado, foram homenageados em uma cerimônia especial promovida pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) em comemoração ao Dia do Economista, celebrado nesta terça-feira (13/08) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus.
Serafim Corrêa, que representou o governador Wilson Lima no evento, foi reconhecido como Economista Destaque do Ano por seu trabalho à frente da Sedecti, onde tem liderado iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico sustentável e a inovação tecnológica no Amazonas. Serafim é formado em Ciências Econômicas desde 1970 e foi presidente do Corecon em 1984.
“No ensejo em que recebo a honraria, quero compartilhá-la, em primeiro lugar, com os colegas economistas que trabalham junto comigo na Sedecti, que dão tudo de si para que possamos acelerar o desenvolvimento do Estado. Em seguida, não posso deixar de compartilhar com o governador do Estado, Wilson Lima, bem como com todos os secretários que são colegas de empreitada e de uma missão bem difícil, que é dar de volta ao povo do Amazonas tudo aquilo que ele dá ao Estado em forma de imposto”, revelou Corrêa.
Além do secretário, outros economistas que atuam no Amazonas também receberam homenagens por suas contribuições significativas ao longo do ano. A professora pós-doutoranda da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Michele Aracaty, recebeu o prêmio de Economista do Ano de 2024. O titular da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, também foram homenageados por seus trabalhos.
O presidente do Corecon-AM, Márcio Paixão, destacou, durante a cerimônia, a importância do trabalho realizado pelo titular da Sedecti e demais economistas da pasta pelo impacto positivo de suas ações no cenário econômico do Amazonas. “Hoje, o dia 13 de agosto é um dia muito especial para todos os economistas. É um dia que a gente dedica aos economistas que fizeram história pela profissão e que, pelas suas ações, fazem a diferença nas pessoas e desenvolvem o Estado do Amazonas. O secretário Serafim é essa a personalidade. Esse economista tem uma vasta experiência que tem contribuído, como secretário, por toda a sua carreira no cenário econômico, estadual e nacional”, destaca Paixão.
Estiveram presentes no evento também o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinícius Castro, os secretários-executivos da Sedecti, Gustavo Igrejas, Jeibi Medeiros, Sônia Gomes, Paulo Gilson e Tayana Rubim, além do assessor da secretaria, Alcides Neto.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti e Antônio Pereira/Corecon