Reconhecimento destaca contribuições à Marinha do Brasil
Em uma cerimônia militar que marcou as comemorações do Dia do Marinheiro, realizada nesta sexta-feira (13/12), na sede do 9º Distrito Naval, em Manaus, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, foi agraciado com a Medalha Mérito Tamandaré. A distinção é reconhecida como uma das maiores honrarias concedidas pela Marinha do Brasil e homenageia autoridades que contribuem para preservar as tradições e os feitos históricos da instituição.
Durante o evento, o secretário Serafim Corrêa expressou sua gratidão pela condecoração, destacando a relevância das ações da Marinha para o desenvolvimento e a segurança da região amazônica, principalmente durante à estiagem.
“Sou muito grato à Marinha do Brasil e, aqui, destaco minha gratidão ao Almirante Lambert, que tão bem conduz a Marinha na Amazônia Ocidental. É importante reconhecer os méritos da Marinha ao longo da história, mas especialmente agora, durante a seca. O Almirante Lambert teve uma atuação exemplar, e a Marinha demonstrou solidariedade, seja nas cercanias de Itacoatiara, seja no atendimento aos nossos irmãos interioranos”, afirma.
A Medalha Mérito Tamandaré é entregue a personalidades civis e militares que se destacam por suas contribuições aos valores e à mentalidade marítima junto à sociedade. De acordo com o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante João Alberto de Araújo Lampert, a honraria reflete o reconhecimento por interações e colaborações significativas com a Marinha.
“São personalidades que, em algum momento, estiveram em interação mais forte com a Marinha, ajudando a divulgar nossos valores e a mentalidade marítima junto à sociedade. Por isso, a Marinha os reconhece com a Medalha Mérito Tamandaré”, explicou o vice-almirante.
A cerimônia também integrou a programação da Semana do Marinheiro, que celebra o legado do almirante Joaquim Marques Lisboa, o Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.