Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Secretaria de Educação apresenta política pública voltada à superação das desigualdades étnico-raciais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação apresenta política pública voltada à superação das desigualdades étnico-raciais

22/11/2024
Compartilhar

Evento contou com transmissão ao vivo para profissionais da educação de todo o estado

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas Educacionais para a Diversidade (DPDI), apresentou aos profissionais de educação, nesta quinta-feira (21/11), a ‘Política Nacional de Equidade, educação para as Relações Étnico-raciais e educação Escolar Quilombola’ (PNEERQ), em um evento realizado no auditório do Centro de formação profissional Padre José de Anchieta (Cepan), com transmissão pelo Centro de Mídias de educação do Amazonas (Cemeam).

O objetivo principal da PNEERQ é implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política para a população quilombola, por meio da oferta de cursos de extensão para professores, diretores, funcionários da educação e estudantes, no âmbito da educação para Relações Étnico-Raciais (Erer) e da educação Escolar Quilombola (EEQ).

Durante o evento, a secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de educação, Georgete Borges, ressaltou a importância de discutir temas relevantes e debater palavras cotidianas como equidade e igualdade.“Todos nós precisamos estar atualizados, todos nós precisamos ter consciência desses movimentos das nossas vidas, da necessidade de você, se tinha uma concepção, de repente, você reescrever seu próprio conceito”, disse a secretária.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

O coordenador estadual da PNEERQ, Lucas Moura Printes, fez a divulgação dos cursos de extensão, que são realizados graças a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da educação (MEC), além da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

As inscrições poderão ser realizadas por meio do site das universidades, no período entre 17 de novembro de 2024 e 06 de janeiro de 2025. Em dia 1º de dezembro, a lista com os primeiros selecionados para o curso será divulgada. Ao todo, o curso conta com cerca de 3.750 vagas, com carga horária de 120h na modalidade EAD. Ao fim do curso, os participantes receberão certificados da UEA, ou da UFAM.

Além da apresentação dos cursos de extensão, o DPDI também apresentou o Projeto de Autodeclaração.

“A ideia é que a gente consiga desenvolver e implementar as políticas previstas nesse programa, que é uma conquista enorme do movimento social negro. A data de lançamento foi, inclusive, escolhida em alusão ao Dia da Consciência Negra”, ressaltou o diretor do DPDI e Coordenador Estadual da PNEERQ, Mailson Rafael.

O post Secretaria de Educação apresenta política pública voltada à superação das desigualdades étnico-raciais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Matrículas e rematrículas nos sete Centros de Convivência do Amazonas com cronograma divulgado para janeiro de 2026

19/01/2026
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 110 vagas para terça-feira e orienta sobre atendimento e documentos

19/01/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre inscrições para Bolsa Mais Professores com 688 bolsas de R$ 2.100 e curso EaD

19/01/2026
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre quatro desaparecidos em Manaus desde 8 de janeiro

19/01/2026
Governo do Amazonas

Sejusc registrou mais de 69,5 mil atendimentos a migrantes refugiados e apátridas em 2025 no Amazonas

19/01/2026
Governo do Amazonas

Castramóvel inicia agendamento presencial no Cidade Nova e oferece 200 castrações gratuitas em Manaus

19/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus