Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Secretaria de Cultura e Economia Criativa leva ações culturais e capacitação de jovens ao São José Operário
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Secretaria de Cultura e Economia Criativa leva ações culturais e capacitação de jovens ao São José Operário

28/09/2024
Compartilhar

Participação no Governo Presente incluiu uma oficina de biojoias, integrando a comunidade e promovendo capacitação

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e economia criativa

Neste sábado (28/09), a Secretaria de Estado Cultura e economia criativa participou de mais uma edição do programa Governo Presente no bairro São José Operário 4, zona Leste de Manaus, com uma série de atividades que envolveram a comunidade local. Das 8h às 14h, moradores da região participaram de oficinas, cadastramentos culturais, uma feira de economia criativa e apresentações musicais, em um evento que contou com a presença de autoridades e a participação ativa da população.

O evento de sábado foi precedido por uma oficina de biojoias, realizada na sexta-feira (27/09), na escola Estadual Jairo da Silva Rocha. Ministrada pela artesã Elenir Soares Franco, a oficina foi o pontapé inicial das ações da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa dentro da instituição. Os alunos aprenderam a confeccionar biojóias a partir de sementes recolhidas da natureza, sem prejudicar o meio ambiente.

Para Elenir, a oficina foi uma oportunidade de transmitir não apenas técnicas, mas também a importância da sustentabilidade. “A biojoia tem uma missão: mostrar a beleza da natureza sem destruir. Ao ensinar isso para os jovens, estamos plantando uma semente de conscientização ambiental. É uma forma de mostrar que Podemos criar beleza sem derrubar uma árvore ou destruir um rio”, afirmou a artesã, que destacou o impacto positivo da atividade entre os estudantes.

No sábado, o programa deu continuidade às atividades, reunindo moradores para uma manhã repleta de serviços e atrações culturais. O cantor Sandiego e sua banda abriram o evento com um show animado, apresentando hits populares como “Não Temos Tempo a Perder” e “Vou Pedir Pra Você Ficar”. A presença do governador Wilson Lima e de outras autoridades garantiu a entrega de certificados aos participantes das oficinas realizadas no evento.

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e economia criativa

O Secretário Executivo de Cultura e economia criativa, Luiz Carlos Bonates, enfatizou a importância da ação para o fortalecimento da comunidade. “A Secretaria de Cultura e economia criativa se faz presente no Governo Presente, em uma ação conjunta com várias secretarias. Estamos trazendo cadastro de cultura, feira de economia criativa, oficinas e ações pedagógicas. Essas atividades aproximam o governo da comunidade”, declarou Bonates.

O artista e ativista cultural Turenko Beça, assessor de economia criativa da secretaria, também participou das atividades e ressaltou a relevância da capacitação oferecida. “O curso de biojoias teve um grande apelo na comunidade. Muitos alunos e moradores participaram, e isso é geração de emprego e renda. Com certeza, terá um impacto positivo”, destacou o artista.

Feira e Cadastro da Cultura

A feira de economia criativa, que ocorreu paralelamente às outras atividades, foi um dos destaques do evento, com a presença de diversos expositores. Simone da Silva Oliveira, artesã que participa do programa pela terceira vez, celebrou a oportunidade de crescimento econômico: “É uma chance maravilhosa de gerar renda para muitas famílias. Aqui, trabalhamos em conjunto, eu e minha filha, e essa é uma oportunidade valiosa de empreender”.

Sandra Castro, empreendedora virtual e expositora, também destacou a importância da feira. “O tratamento que recebemos é de qualidade, e a dinâmica do evento nos traz ótimos retornos, tanto nas vendas quanto na divulgação dos nossos produtos”, relatou a artesã, que trabalha com laços decorativos.

Além disso, o músico José Roberto aproveitou a oportunidade para se inscrever no Cadastro da Cultura da Secretaria de Cultura e economia criativa. “Sempre tive interesse em participar e, agora, com o cadastro, espero concorrer a editais e desenvolver meu trabalho junto com a secretaria”, explicou ele.

O Governo Presente segue fortalecendo os laços com a comunidade ao oferecer capacitação, cultura e oportunidades de geração de renda. A ação no bairro São José Operário demonstrou o compromisso em estar próximo da população e criar iniciativas que impactem positivamente a vida de todos os envolvidos.

O post Secretaria de Cultura e Economia Criativa leva ações culturais e capacitação de jovens ao São José Operário apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Durante formatura, governador Wilson Lima destaca importância de novos oficiais de saúde para a Polícia Militar

25/08/2025
Governo do Amazonas

Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas

25/08/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Estado de Educação participa de 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação

25/08/2025
Governo do Amazonas

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição de celulares

25/08/2025
Governo do Amazonas

Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

25/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

25/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus