O vereador William Alemão (Cidadania) apresentou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o requerimento nº 12.592/2024, solicitando explicações sobre os contratos do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed). O documento foi motivado pelas constantes reclamações dos servidores públicos municipais que não conseguem utilizar diversos serviços oferecidos pelo Manausmed.
O requerimento pede informações sobre os contratos vigentes entre o Executivo Municipal, por meio do Manausmed, e os prestadores de serviço credenciados, incluindo clínicas, hospitais, laboratórios, médicos e outros profissionais. Isso porque alguns desses prestadores têm se recusado a atender os servidores públicos e seus dependentes.
De acordo com o vereador, seu gabinete tem recebido inúmeras denúncias diariamente sobre a dificuldade de marcar consultas e utilizar os serviços do Manausmed. Ele ressalta que essa é uma situação que afeta não apenas os servidores, mas também seus familiares.
William também aponta que é impossível acompanhar o Guia Médico do Manausmed devido às constantes mudanças nos prestadores de serviço credenciados. Isso acaba prejudicando o atendimento dos servidores.
Na mesma sessão, o plenário da CMM manteve o veto total nº 011/2024, do Executivo Municipal, ao Projeto de Lei (PL) n.º 620/2021, do vereador William Alemão. O projeto previa a criação da Feira Internacional de Pesca Esportiva de Manaus (Fipema) e sua inclusão no calendário oficial da cidade.
O projeto, que teve pareceres favoráveis e unânimes em todas as comissões da CMM, acabou recebendo veto total após passar por algumas adequações. O vereador acredita que isso se deve a uma perseguição política e lamenta que a população de Manaus seja prejudicada pela falta de geração de renda.