Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: RDS Rio Amapá ganha estrutura para iniciar monitoramento de quelônios
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

RDS Rio Amapá ganha estrutura para iniciar monitoramento de quelônios

16/08/2024
03 RDS do Rio Amapa iniciou procedimento de coleta de ovos Divulgacao Sema 1024x768 1
Compartilhar

Expectativa é que primeira soltura de filhotes ocorra em fevereiro de 2025, na Unidade de Conservação Estadual

03 RDS do Rio Amapa iniciou procedimento de coleta de ovos Divulgacao Sema 1024x768 1

FOTO: Divulgação/Sema

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), começou a realizar o monitoramento de quelônios. A Unidade de Conservação, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), é a 24ª a realizar o trabalho, que ajuda a aumentar a população das espécies na natureza.

O processo de monitoramento iniciou através de visitas na comunidade Rio Novo, localizada na BR-319. Em conversa com comunitários locais, moradores declararam a importância de começar um trabalho voltado à preservação de quelônios para a região.

Através do apoio da gestão da Reserva foi possível a retirada de madeiras e materiais para a construção de uma chocadeira, localizada na residência de um dos comunitários. A estrutura foi feita com apoio dos colaboradores, técnicos e monitores das UC.

“Construímos uma caixa de madeira de três metros quadrados, cercada com arame para evitar a entrada de animais invasores. Depois do preenchimento com areia, o local precisa descansar por 24 horas, para aí sim poder receber a divisão de covas, com o plantio dos ovos”, afirmou Rosivan Moura.

A primeira coleta de ovos foi realizada no dia 08 de agosto, com 446 ovos. A segunda ocorreu no dia 10, com a coleta de 369 ovos. Foram encontradas espécies de tracajás (Podocnemis unifilis), irapucas (Podocnemis erythrocephala) e iaçás (Podocnemis sextuberculata).

Os ovos foram “plantados” nas covas da nova chocadeira, que imita o habitat natural dos animais. A expectativa é que eles eclodem no mês de setembro e que a primeira soltura aconteça em fevereiro de 2025. O trabalho todo é feito com o apoio de Agentes Ambientais Voluntários (AAV), comunitários e monitores da UC.

01 RDS do Rio Amapa iniciou procedimento de coleta de ovos Divulgacao Sema 768x1024 1
02 RDS do Rio Amapa iniciou procedimento de coleta de ovos Divulgacao Sema 768x1024 1
FOTOS: Divulgação/Sema

“O monitoramento é feito através das técnicas de coletas de ovos para a reprodução em chocadeira, tudo orientado pela técnica Eline Patricia que trouxe as metodologias do Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas, bem como metodologias de capacitação da WCS Brasil”, explicou o gestor da RDS Rio Amapá e responsável pela operação, Rosivan Moura.

O post RDS Rio Amapá ganha estrutura para iniciar monitoramento de quelônios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Manicoré, Meio Ambiente, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

APRESENTACAO DOS NOVOS ALUNOS SOLDADOS DA PMAM FOTO ANTONIO LIMA SECOM 3
Governo do Amazonas

Segunda turma de alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas se apresenta para início do Curso de Formação

02/06/2025
Educacao PSS Convocacao Professores Foto Euzivaldo Queiroz 4 1024x683 1
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 155 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

02/06/2025
SECOM APOIO FESTIVAL DE CIRANDAS 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia apoio ao Festival de Cirandas de Manacapuru

02/06/2025
Limpa Credito Afeam 768x1024 1
Governo do Amazonas

Em Nhamundá, Afeam entrega carta de liquidação do programa Limpa Crédito

02/06/2025
Representa uma mudanca de vida diz ex moradora da Sharp ao receber apartamento no Residencial Maues 1 Foto Alex Pazuello Secom
Governo do Amazonas

“Representa uma mudança de vida”, diz ex-moradora da Sharp ao receber apartamento no Residencial Maués

02/06/2025
Agua de qualidade transforma a rotina de moradores da zona rural de Nhamunda 1 foto Alex Pazuello Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Água de qualidade transforma a rotina de moradores da zona rural de Nhamundá

02/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus