Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Primeira noite da disputa dos bois-bumbás de Manaus leva tradição do folclore amazonense ao sambódromo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Primeira noite da disputa dos bois-bumbás de Manaus leva tradição do folclore amazonense ao sambódromo

27/07/2024
Compartilhar

A apresentação dos bois Clamor de um povo, Brilhante e Galante de Manaus marcou a noite de sexta-feira

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A primeira noite da grande disputa dos bois-bumbás de Manaus no 66° Festival Folclórico do Amazonas aconteceu nesta sexta-feira (26/07), na arena do Sambódromo, zona centro-sul da cidade. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o festival resgata as tradições do folclore amazonense e promove a visibilidade e difusão da cultura.

O evento, que iniciou às 20h, teve a grande disputa entre os Bois Clamor de um povo, Brilhante e Galante de Manaus, durante um espetáculo emocionante que contagiou o público e atraiu mais de 4 mil pessoas na arena. As apresentações também são transmitidas ao vivo pelo canal da Cultura do AM, no YouTube.

Neste sábado (27/07), às 20h, é a vez das apresentações dos bois Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão. A entrada é gratuita.

Apresentações

A primeira apresentação foi realizada pelo boi-bumbá Clamor de um Povo. A coordenadora de itens Wanda Yasmin, afirmou que preparou um grande espetáculo para essa noite.

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“O povo vem se renovando e evoluindo aí na frente desde o ano passado. Os itens de evolução, os itens de voz e, principalmente, o boi.”

Fundado por Domingos Matos em 1996. Originalmente como um grupo de dança que se apresentava em arraiais e festivais na vida de Manaus, em meados de 2001, o grupo tornou-se tribo e em 2015 ocorreu a última transição para Boi-Bumbá.

O touro branco possui um cocar na testa e foi escolhido pelos integrantes do grupo Folclórico para fazer referência à transição de tribo para boi-bumbá.

O boi Clamor de um Povo sempre traz em sua indumentária as cores do boi: amarelo e preto, honrando o padrão de apresentação do bumbá. Mas, neste ano, o grupo também se valeu muito das cores verde e azul, representando o tema “Amazônia de encantarias”.

Nivea Caster, sinhazinha do Clamor de um Povo há dois anos, falou da satisfação em realizar mais uma apresentação na arena e encantar os jurados e o público de casa.

“A gente vem trazendo as lendas, os mitos, as histórias da nossa floresta amazônica. Também tem novidade da sinhazinha, tem bailado novo, tem carisma novo no ar. Minha expectativa é fazer uma boa apresentação, encantar o jurado, a minha galera auri-negra e o público de casa “, comentou.

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Brilhante

Criado em 1982, no bairro da Praça 14 de Janeiro, o nome “Brilhante” foi decidido por sorteio. A partir daí, começaram os preparativos e o boi de pano foi confeccionado com a colaboração de toda a comunidade. A estreia no Boi Manaus foi em 1999.

Ornello Reis, apresentador do grupo Boi Brilhante, fez sua estreia no Festival Folclórico este ano. Embora tenha sido sua primeira apresentação no sambódromo, ele conta com 12 anos de experiência em festivais folclóricos, tanto no Amazonas quanto no Pará.

A temática da apresentação do grupo, “Esporas Etos Ancestral”, contou com as cores azul brilhante, verde neon, laranja e dourado nas indumentárias. Ornello explica sobre o significado desse tema.

“É uma homenagem, uma referência a todos os povos que vieram para a Amazônia em busca de melhores condições de vida lá atrás e contribuíram com a formação sociocultural do nosso povo, então é uma homenagem ao povo negro, povo indígena, povo árabe, judeu e todos que chegarem e formaram o que nós somos hoje, essa amazônia tão diversificada”, explicou.

Galante

A primeira noite de disputa terminou com o terceiro e último boi-bumbá, o Galante, que se apresentou na arena montada na ferradura do sambódromo.

O grupo foi criado em 1993, por um grupo de amigos, no reduto do bairro Zumbi dos Palmares, na zona leste de Manaus. Inicialmente, o boi-bumbá foi idealizado apenas para o entretenimento dos moradores da região, mas foi inserido logo em seguida ao Festival Folclórico do Amazonas.

Representando o ítem Cunhã Poranga do boi Galante por três anos seguidos, Nill Kellen Ferreira destacou as cores de sua indumentárias deste ano: azul, vermelho e amarelo.

“Hoje venho representando Iaci, mãe de todas as águas. Eu entro em uma alegoria representando Iaci, com muita garra e muita sensualidade. Hoje (sexta-feira) minha indumentária está sendo assinada pelo Wilson, que é um dos nossos artistas desde o ano passado. Estamos muito felizes e vamos fazer um bom trabalho.” concluiu.

Apuração

A apuração dos Bois Bumbás de Manaus ocorre na segunda-feira (29/07), no Sambódromo, iniciando às 16h. A chegada dos envelopes às 15h e a entrega dos envelopes às 15h20.

O post Primeira noite da disputa dos bois-bumbás de Manaus leva tradição do folclore amazonense ao sambódromo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM
Redação Informe Manaus 27/07/2024 27/07/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas avança em plano integrado de regularização ambiental e fundiária para o sul do estado

16/07/2025
Governo do Amazonas

Asfalta Amazonas: Governo do Estado inicia programa de recuperação do sistema viário de Tapauá

16/07/2025
Governo do Amazonas

Gestão ambiental mais ágil: Ipaam realiza capacitação sobre o uso do Sislam para servidores do Idam

16/07/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 158 vagas de emprego para esta quinta-feira

16/07/2025
Governo do Amazonas

‘Muiraquitã Muy Latino’: Espaço Muiraquitã inicia novo ciclo com festa celebrando a cultura latina

16/07/2025
Governo do Amazonas

Cosama faz diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Caapiranga para levar mais eficiência aos serviços prestados à população

16/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus