Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Prefeitura inicia capacitação de guardas municipais para uso de armamento longo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

Prefeitura inicia capacitação de guardas municipais para uso de armamento longo

02/07/2024
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg), realizou, nesta terça-feira, 2/7, o curso de capacitação de membros da Guarda Municipal de Manaus (GMM) para uso de armamento longo. A primeira turma, formada por dez agentes, recebeu a capacitação para manuseio de armas de calibre 12. O curso foi ministrado no Clube de Tiro Juliet Papa, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

O secretário da Semseg, Alberto de Siqueira, informou que a reestruturação da Guarda Municipal, realizada pela gestão do prefeito David Almeida, está sendo bastante técnica, buscando capacitar a corporação para uso do armamento e munição adquiridos, para as situações no atendimento de ocorrências de maneira correta e segura para os guardas e a população.

“Não basta que a gente adquira armamento, eles têm que ser habilitados para isso. Neste momento, eles estão sendo capacitados a usar esse armamento, essa espingarda calibre 12, que é uma arma extremamente versátil. Ela PODE usar tanto munição letal, quanto munição menos letal, a chamada bala de elastômero ou bala de borracha. Isso vai dar mais uma capacidade técnica para eles e operacional, para levar mais segurança à população e também estar mais seguros na atribuição no seu dia a dia”, informou o secretário.

Além dos atuais guardas municipais, os 200 novos membros da corporação, oriundos do concurso público deste ano, também estarão capacitados para uso desse tipo de armamento, após recebimento da capacitação que está prevista no edital do certame.

“Os 200 que vão vir do concurso, que o curso de formação começa em agosto, o edital já tem a previsão de armas. Eles sabem que vão andar armados e, no próprio curso de formação, uma das disciplinas é armamento e tiro. Eles vão ter o treinamento completo, saindo já capacitados para usar todo o armamento que nós temos”, disse o secretário.

O instrutor João Paulo Elvas, investigador da polícia Civil do Amazonas, explicou que o curso parte, desde o princípio, do conhecimento completo do armamento, manuseio, recargas e tiro. “A gente está construindo o conhecimento com eles desde o zero. Desde a parte de funcionamento da arma, a maneira de manuseá-la, a postura, os fundamentos de tiro. Nós vamos fazer diversos exercícios com recarga táticas, recargas emergenciais, recargas seletivas. Tudo isso para que eles possam manusear essa arma que exige um bom conhecimento, pois tem um grande poder de fogo e tem que ser manuseada de forma segura e correta”, explicou o instrutor.

O principal emprego do armamento calibre 12, por meio da Guarda Municipal, é para controle de multidões.

— — — —

Texto – Geraldo Farias / Semcom

Fotos – Valdo Leão / Semcom

Disponíveis em – https://www.flickr.com/photos/prefeiturademanaus/albums/72177720318425151

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Capa 2, David Almeida, Manaus, Polícia, Polícia Civil, Prefeitura de Manaus, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Lançamento do Bolerão da Saudade reúne mais de 1.500 pessoas no Centro Histórico de Manaus

13/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus amplia recuperação asfáltica na zona Norte com intervenções na avenida Jurunas e na rua 52

13/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica na rua Andirá-Açu na zona Norte para melhorar mobilidade

13/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus convoca mil aprovados no concurso semed 2025 e amplia quadro de educação municipal

13/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus divulga resultado final dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2025 no Diário Oficial

13/03/2026
Prefeitura de Manaus

InREDE em Maceió reúne gestores e especialistas para discutir planejamento urbano e redução de desigualdades nas cidades

13/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus