A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta sexta-feira, 14/6, uma festa junina para os idosos atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Norte, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade.
O evento se deu em alusão ao “Junho Violeta”, período de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Repleta de momentos de alegria, a festa contou com as tradicionais comidas e músicas típicas do período junino, além de promover palestras e rodas de conversa.
“É um momento de conscientização, mas também uma oportunidade de proporcionar alegria e diversão para esses idosos que muitas vezes enfrentam situações difíceis. A roda de conversa, além de elucidar sobre a violência que podem sofrer, destaca a importância que os cuidadores possuem na responsabilidade social e garantia na qualidade de vida”, destacou a coordenadora do equipamento, Francilúcia Cavalcante.
A assistente social da unidade, Cássia Andrade, enfatizou que a iniciativa visa informar os idosos sobre seus direitos e os caminhos para garantir sua proteção, bem como orientá-los sobre como proceder em casos de violência.
“Muitas vezes, os idosos desconhecem seus direitos e, ao chegar aqui, nossa equipe técnica os orienta sobre os passos que devem seguir, inclusive como e quando denunciar, mesmo que a violência seja praticada por familiares próximos, como filhos, netos ou sobrinhos. A violência contra idosos é uma questão estrutural, de domínio e poder, pois estão em uma situação de vulnerabilidade devido à idade e às condições de saúde. Por isso, eventos como este são essenciais para informar e capacitar os idosos a reconhecer e agir contra a violação de seus direitos’’, frisou.
A dona de casa R.R, de 58 anos, expressou sua gratidão pelo evento, destacando o suporte recebido e elogiando o apoio técnico prestado pela equipe às famílias que são atendidas.
“O evento foi incrível e as pessoas envolvidas são maravilhosas, principalmente, quando falamos de todo esse apoio prestado a nossas famílias. Consigo enxergar o trabalho realizado aqui refletido em melhorias na vida de todos nós, independentemente da gravidade de cada caso”, salientou.
– – –
Texto – Igor Costa / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc