Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura apresenta experiência exitosa no registro de vacinas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

Prefeitura apresenta experiência exitosa no registro de vacinas

05/07/2024
Compartilhar

A experiência da Prefeitura de Manaus no registro de vacinas pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi um dos destaques de encontro on-line realizado pelo Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira, 4/7. O 1º webinário “Atualiza e-SUS APS” reuniu mais de 1,7 mil participantes, entre coordenadores e gestores municipais e estaduais, referências técnicas em imunização e equipes da atenção básica de todo o país.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, foi uma das participantes do encontro virtual, transmitido pelo canal do DataSUS no Youtube. Ela apresentou a experiência bem-sucedida da pasta municipal no registro exclusivo de vacinas no PEC, relatando que a aplicação digital do e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é empregada há cinco anos em 140 salas de vacinas da atenção básica da Semsa.

“A implementação do PEC em Manaus iniciou em 2019 e foi um êxito, porque conseguimos implantar o sistema em 100% das unidades da rede básica em apenas 60 dias. Já utilizamos inclusive nos registros de vacinas aplicadas em campanhas de imunização”, relatou a gerente.

Conforme Isabel, todas as vacinas aplicadas nas unidades da rede básica municipal hoje são inseridas no prontuário digital, facilitando o acesso de enfermeiros, médicos e outros profissionais da atenção primária ao histórico vacinal dos usuários, e ainda municiando gestores da saúde com dados relevantes para o encaminhamento de estratégias e ações voltadas à imunização.

“Com o prontuário eletrônico, conseguimos monitorar em tempo real como está a cobertura vacinal e definir estratégias para alcançar uma maior cobertura e ações de busca ativa”, apontou.

O webinário teve a participação do coordenador-geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária do MS, Rodrigo Gaete, que deu as boas-vindas aos participantes do encontro e destacou a importância do registro de dados para o fortalecimento da atenção básica e para uma representação mais fiel da saúde.

“A qualificação das informações da saúde, com um sistema instituído e funcionando de forma adequada, vai potencializar resultados e mostrar de forma efetiva o trabalho que é feito na atenção primária”, pontuou o coordenador-geral.

Além de Isabel Hernandes, representando a Semsa Manaus, o encontro teve apresentações de representantes das gestões municipais de saúde de Quixeré (CE) e Águas Vermelhas (MG). O técnico da Coordenação-Geral de Inovação e Aceleração Digital (CGIAD) do MS, Walter Augusto Vieira, discorreu sobre procedimentos para a retificação nos sistemas eletrônicos de registros de vacinação. A mediação do webinário ficou a cargo do também técnico da CGIAD, Francy Webster Pereira.

Encontro

Em sua primeira edição, o webinário “Atualiza e-SUS APS” tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para melhorar a precisão e a eficiência no registro de dados, com vistas a uma melhor gestão e prestação de serviços na atenção primária.

Além da apresentação da Semsa Manaus e de outros relatos de experiências municipais, o encontro promovido pelo Ministério da Saúde colocou em pauta o registro de vacina no PEC, incluindo apresentação do sistema e orientações para gestores e profissionais da atenção básica.

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do MS para reestruturação das informações da Atenção Primária em nível nacional. O modelo integrado de registro de dados da atenção básica leva em conta a qualificação da gestão da informação como fundamental para ampliar a qualidade no atendimento a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados David Almeida, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Estrada do Gaviao2 1024x768 1
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

Primeira noite do ‘Boi Manaus 2024’ recebe brincantes para celebrar os 355 anos da cidade

25/10/2024

David Almeida cobrou e Alberto Neto não respondeu: “para onde você enviou R$ 400 milhões?”

25/10/2024
Prosai Paritnins Tiago Correa UGPE 2 1024x683 1
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

David Almeida: “Alberto Neto é um cavalo de Troia que quer acabar com a Zona Franca de Manaus”

25/10/2024
5b7e0584 c528 42f1 946f aa47a08fb634 J0BIrB
Eleições 2024Prefeitura de Manaus

A 3 dias do 2° turno, Projeta aponta vitória de David Almeida com 55,5%

24/10/2024

”Um voto errado gera consequências para os próximos quatro anos”, alerta David Almeida

24/10/2024

Prefeitura de Manaus promove conscientização ambiental e cidadania com o projeto ‘Oca Vai à Escola’, na zona Leste

23/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus