Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas avalia o uso de resíduos sustentáveis como matéria-prima para produção de compósito híbrido
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas avalia o uso de resíduos sustentáveis como matéria-prima para produção de compósito híbrido

24/01/2024
Compartilhar

O objetivo do estudo é reaproveitar resíduos da indústria madeireira e de extração de óleo de Buriti

Foto: Acervo da pesquisadora Virgínia Giacon.

Com o objetivo de produzir um compósito híbrido a partir de resíduos derivados da indústria madeireira e oriundo da extração de óleo de Buriti, uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), promove o reaproveitamento de resíduos agroindustriais, os quais podem ser encontrados na região Amazônica. Fazendo uso de componentes provenientes de fontes renováveis, a ideia é produzir um novo tipo de material que possa ser aplicado na indústria moveleira e civil. 

O projeto intitulado “Produção de compósito híbrido reforçado com resíduo agroindustrial amazônico”, desenvolvido no âmbito do Programa Universal Amazonas, Edital n° 006/2019, é coordenado pela pesquisadora Virgínia Mansanares Giacon, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela é a coordenadora responsável pelo laboratório de Materiais da Amazônia e Compósitos (LaMAC), da instituição, e também é líder do grupo de Pesquisa de Materiais Amazônicos e Compósitos (PeMAC).  

De acordo com a pesquisadora, o termo “compósito híbrido” se refere ao uso de mais de um tipo de matéria-prima, que é aplicada como uma espécie de “reforço” no processo de fabricação desse material. A coordenadora destaca a decisão de examinar elementos da indústria madeireira e da extração de óleo de buriti. Segundo Virgínia, ainda há poucos estudos sobre o potencial de ambos os resíduos em aplicações tecnológicas.  

“Apenas a utilização do resíduo do buriti poderia não resultar em boas propriedades mecânicas no produto final, pois este possui quantidades expressivas de óleo residual que afetaria sua aderência junto à resina polimérica. Já com o resíduo madeireiro, há possibilidade de garantir melhorias no desempenho mecânico do compósito fabricado quando ambos os resíduos são aplicados como carga de reforço”, disse Virgínia.  

Para a pesquisadora, algumas das principais consequências do descarte incorreto de resíduos no meio ambiente se materializam na contaminação do solo, dos rios e do ar, uma vez que a agroindústria gera toneladas de resíduos anualmente. Ela ainda explica que, mesmo que esses materiais sejam biodegradáveis, muitas empresas não os reaproveitam. 

Processo de pesquisa 

Para que o compósito híbrido possa gerar um produto a ser industrializado no futuro, é necessário garantir uma boa análise técnica. Pensando nisso, durante a pesquisa, foram avaliados os efeitos da concentração do resíduo madeireiro e do buriti nas propriedades mecânicas e térmicas de compósitos poliméricos.  

“O buriti é submetido a um processo de prensagem mecânica para retirada do óleo, e desse processo resta um resíduo que pode ser reaproveitado”, descreveu Virgínia. Quanto ao resíduo madeireiro, ela cita como opções a serragem e o cavaco. “Embora o foco do projeto seja reaproveitar resíduos de espécies madeireiras Amazônicas, este pode ser obtido em escala nacional”, disse a coordenadora.  

O estudo reforça também a importância de se agregar valor financeiro aos resíduos sustentáveis, devido ao potencial não apenas tecnológico, mas, também, socioeconômico. O uso de matérias-primas naturais pode resultar, inclusive, em produtos de baixo custo para a população. 

Sobre o papel da Fapeam no desenvolvimento de projetos na região amazônica, a pesquisadora ressalta: “Através desse apoio, está sendo possível desenvolver pesquisas relevantes para a comunidade científica a nível regional e mundial”, acrescentou a pesquisadora. 

Virgínia espera que, a longo prazo, os resultados sejam úteis para o desenvolvimento de outros tipos de pesquisas com os materiais analisados. “Inúmeros órgãos e institutos locais já vem desenvolvendo pesquisas com matéria-prima da região e obtendo resultados satisfatórios, devido à variedade de espécies que podem ser estudadas para diferentes finalidades”, explicou.  

Programa Universal Amazonas 

O programa visa fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação, ou de transferência tecnológica, vinculados a instituições de ensino e pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento, que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado do Amazonas e para o ecossistema de CT&I estadual. 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Meio Ambiente, SECOM
Redação Informe Manaus 24/01/2024 24/01/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Desenvolvimento sustentável: Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025

08/07/2025
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

08/07/2025
Governo do Amazonas

Saúde fortalece monitoramento para ampliar resposta a vírus respiratórios no Amazonas

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia modernização da iluminação pública de Jutaí e Japurá

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado abre novo credenciamento para ampliar oferta de cirurgias ginecológicas, dermatológicas e vascular

08/07/2025
Governo do Amazonas

Credenciamento da imprensa para o 67º Festival Folclórico do Amazonas será nos dias 9 e 10 de julho

08/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus