Maria de Fátima, atleta paralímpica de halterofilismo do Amazonas, se tornou a primeira paratleta do estado a garantir vaga para os Jogos de Paris de 2024. Ela é beneficiada pelo programa Bolsa Esporte e pelas Amazonas Olimpíadas de Paris de 2024, iniciativas do deputado estadual João Luiz (Republicanos) em parceria com o Governo do Amazonas. O deputado destacou que essa conquista é um exemplo de como o esporte e políticas públicas efetivas podem transformar a vida das pessoas. Maria, que é natural de Tefé, está mostrando sua força e determinação ao competir em nível internacional e superar obstáculos. O deputado agradeceu ao governador Wilson Lima e ao secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, pelo apoio ao esporte amazonense.
Maria de Fátima levantou 127 quilos na etapa Tbilisi 2024 Para Powerlifting World Cup, sua última competição internacional antes dos Jogos Paralímpicos. Ela se classificou em quinto lugar no ranking classificatório da categoria até 67 quilos. “Estou muito orgulhosa de ter cumprido meu dever e saber que posso lutar por uma medalha paralímpica”, disse Maria de Fátima.
Ao longo de seus mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado João Luiz destinou mais de R$ 6 milhões para o esporte no estado. Para 2024, ele planeja investir mais R$ 8 milhões em emendas parlamentares voltadas exclusivamente para o esporte. Isso inclui a realização de eventos esportivos e de lazer, programas de formação de atletas femininas e aquisição de materiais e equipamentos esportivos.