Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Para celebrar 18 anos da Lei Maria da Penha, Sejusc apresenta ações para o mês de combate à violência contra mulher
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Para celebrar 18 anos da Lei Maria da Penha, Sejusc apresenta ações para o mês de combate à violência contra mulher

07/08/2024
Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Foto Lincoln Ferreira 05 1024x682 1
Compartilhar

Atividades serão realizadas pela rede de proteção e sociedade civil

Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Foto Lincoln Ferreira 05 1024x682 1
Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Foto Lincoln Ferreira 03 1024x682 1

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), lançou a campanha Agosto Lilás, nesta quarta-feira (07/08), em evento que apresentou a programação do mês e discutiu a feminilidade e violência contra as mulheres. O evento também marcou a comemoração de 18 anos da Lei Maria da Penha, que representa um dos mais importantes avanços nas políticas de proteção às mulheres no Brasil.

Com o tema “Feminicídio Zero: Nenhuma mulher a menos”, a campanha segue a temática nacional, definida pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres. Este ano, a mobilização será em uma frente política única contra a violência e o feminicídio. A expectativa é de que os 24 estados e o Distrito Federal façam a adesão.

A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, falou sobre a importância da mobilização para o mês e de como a pasta pretende atuar para reforçar o apelo à sociedade, além de levar o trabalho para o interior. Junto a Manaus, outros 61 municípios estão sendo envolvidos com atividades presenciais e online.

Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Jussara Pedrosa Foto Lincoln Ferreira 1024x682 1

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc

“Nós vamos interiorizar ainda mais, levar todo tipo de informação que vai fazer a defesa dos direitos das mulheres. O objetivo maior dessa campanha é que as mulheres se sintam confortáveis para acionar a rede de proteção, que elas denunciem, porque o Estado é um braço de defesa para essas mulheres”, afirmou.

Além de apresentar a programação da Sejusc para o mês, o evento contou, ainda, com a palestra “Feminilidades e Violências”, da professora Lidiany Cavalcante.

Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Foto Lincoln Ferreira 01 1024x682 1
Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Foto Lincoln Ferreira 02 1024x682 1
FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejusc

Participaram do evento Thawanny Maia, representante do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos à Mulher (Nudem), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM); Maria Auxiliadora Brasil, presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim); Renata Farias, diretora da Comissão da Mulher Advogada, da OAB; Débora Rodrigues, coordenadora local de projetos e chefe do escritório do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa); e Márcia Silveira, secretária de Assistência Social e Cidadania de Novo Airão.

Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Thawanny Maia Foto Lincoln Ferreira 1024x682 1

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc

Lei Maria da Penha

O evento também serviu para celebrar os 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), celebrado neste dia 7 de agosto. Ao longo desse período, a norma se consolidou como impulsionadora das denúncias contra os agressores, o que se reflete na quantidade de processos sobre violência doméstica no Brasil.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos últimos quatro anos, mais de 2 milhões de ocorrências relativas à violência se materializaram em ações judiciais. De 2020 a 2023, houve um aumento de pouco mais de 40% na quantidade de processos de violência doméstica que tramitam nos tribunais brasileiros.

Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Foto Lincoln Ferreira 04 1024x682 1

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc

A secretária executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Lílian Gomes, falou sobre os avanços que a legislação representa para quem defende os direitos das mulheres. “A gente sabe muito bem que antes dessa lei, infelizmente, a violência contra mulher no âmbito doméstico, familiar, não era entendida como um crime de potencial tão ofensivo. Tanto é que os agressores eram no máximo criminalizados a cumprir medidas dentro da comunidade, ajudando a comunidade”, lembrou.

Sejusc Abertura Agosto Lila769 s Manaus Lilian Gomes Foto Lincoln Ferreira 1024x682 1

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc

A lei define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta formas de evitar, enfrentar e punir a agressão.

O post Para celebrar 18 anos da Lei Maria da Penha, Sejusc apresenta ações para o mês de combate à violência contra mulher apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Denúncias, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Novo Airão, SECOM, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

71bc356b 9133 440c bfec d953f5801100 1024x681 1
Governo do Amazonas

Amazonas debate futuro do licenciamento ambiental em webinário promovido pelo Ipaam no dia 5 de junho

02/06/2025
SES AM carreta da saude foto evandro seixas ses
Governo do Amazonas

Carreta da Saúde inicia atendimentos na zona oeste, nesta segunda-feira

02/06/2025
CAMINHOS SEGUROS ENCERRA COM PRISAO DE 139 PESSOAS NO AMAZONAS FOTOS DIVULGACAO PC E SSP AM 2 1024x570 1
Governo do Amazonas

Caminhos Seguros encerra com prisão de 139 pessoas no Amazonas

02/06/2025
PMAM registra maior apreensao de drogas da historia do estado com 65 toneladas 2 Fotos Diego Peres Secom e Divulgacao PMAM 1024x682 1
Governo do Amazonas

PMAM registra maior apreensão de drogas da história do estado com 6,5 toneladas

02/06/2025
SSP AM GOVERNO DO AMAZONAS LANCA OPERACAO IMPACTO NO MUNICIPIO DE PARINTINS FOTOS VICTOR LEVY SSP AM 2 1024x768 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas lança Operação Impacto no município de Parintins

02/06/2025
bilhete passagem barco gratuidade 1024x682 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Procon-AM alerta consumidores na compra de passagens aéreas e fluviais para o município

02/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus