Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Novas Legislações oriundas da Assembleia Legislativa do Amazonas priorizam direitos das mulheres
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Aleam

Novas Legislações oriundas da Assembleia Legislativa do Amazonas priorizam direitos das mulheres

04/01/2024
E970FC35 0749 4D1A 9CDB 49D0C09FB851
Compartilhar

Em 2023, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve sancionada pelo Governo do Amazonas uma série de novas legislações, que protegem e garantem direitos da população feminina do Estado.
Uma dessas novas legislações é a Lei nº 6.606/2023, proposta pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Aleam, que instituiu a Política Estadual de Atendimento às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. A iniciativa prevê que o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), estabeleça fluxo de atendimentos e procedimentos específicos às mulheres, para garantir a regularização da assistência no interior das unidades prisionais.A legislação está alinhada com a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional (PNAMPE).
“Precisamos aperfeiçoar as estratégias de ressocialização e ainda auxiliar os filhos das internas, para que tenham um futuro melhor e uma sociedade mais digna. O julgamento já foi feito pela Justiça, com as penas estabelecidas, mas se quisermos dispor de um futuro diferente para essas mulheres, devemos apresentar oportunidades”, defendeu o parlamentar.
Cria também o Programa de Mobilização para Assistência à Mulher Pré-egressa e Egressa do Sistema Prisional (PROMAE), com o objetivo de reintegrar a egressa na sociedade, dando-lhe condição para que possa trabalhar, produzir e recuperar sua dignidade humana.
Outra lei, originada de um PL de Cidade, a Lei nº 6.292/2023 visa estimular e regulamentar esse tipo de atividade, visando o impulsionamento do mercado e aquecimento da economia, além de incentivar o Estado a instituir a Feira Gastronômica Estadual.
Defesa das mulheres
Também de autoria do presidente do Poder Legislativo Estadual, a Lei nº 6.290/2023 garante mais proteção às mulheres vítimas de violência, assegurando o direito de serem comunicadas previamente, quando ocorrer relaxamento de medida de privação de liberdade ou medida protetiva de urgência do agressor.
Proposta pelo deputado João Luiz (Republicanos), a Lei nº 6.354, de 02 de agosto de 2023 marca um avanço no combate à violência contra a mulher. Ela prevê a implantação do site “Maria da Penha On-line”, plataforma que promete revolucionar no Estado o apoio às vítimas de violência doméstica, fortalecendo a aplicação da Lei Maria da Penha no cenário digital.
“O site ‘Maria da Penha On-line’ é um divisor de águas, onde as mulheres terão acesso a uma plataforma on-line. Elas poderão fazer as denúncias, de forma sigilosa, sobre agressões físicas, assédio e dentre outros crimes. O objetivo é dar mais uma ferramenta para as mulheres buscarem seus direitos. A ‘Maria da Penha On-line’ é um avanço muito grande para o Estado”, afirmou o deputado João Luiz
João Luiz destaca que a lei também reforça que dados fornecidos pelas mulheres não serão armazenados e fornecidos para terceiros, em compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Outra nova legislação tem o objetivo de dar prioridade às mulheres vítimas de violência sexual, doméstica e familiar no processo seletivo do Sistema Nacional de Emprego (Sine), é a Lei nº 6.353 de 2023, originada num PL de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), subscrito pelos deputados Alessandra Campêlo (Podemos) e Roberto Cidade (União Brasil),
Empoderamento
O governador Wilson Lima (UB) também sancionou em 2023, a Lei nº 6.358, originária do PL nº 213 de 2023, da deputada Mayra Dias (Avante), subscrito pela deputada Débora Menezes (PL), que estabelece medidas de enfrentamento e empoderamento da mulher, vítima de violência doméstica e familiar.
“O empoderamento das mulheres pode ajudá-las a se protegerem da violência e evitar novos episódios no futuro. Ao participarem de atividades, como capacitação profissional, empreendedorismo, atividades culturais, esportivas e de lazer, as mulheres podem fortalecer a autoestima, autoconfiança e capacidade de tomada de decisão, o que pode ser fundamental para superar a situação de violência e para prevenir a reincidência”, avalia Mayra Dias.
A Lei nº 6.359, datada de 2 de agosto de 2023, que teve origem a partir de um PL da deputada Mayra Dias, estabelece medidas de apoio ao crédito para jovens empreendedores.
A nova legislação estabelece medidas de apoio ao crédito destinadas aos jovens empreendedores, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o crescimento econômico e social e também visa encorajar a criação de micro e pequenas empresas lideradas por jovens, promovendo a equidade de participação no mercado de trabalho e oferecendo treinamento e capacitação através do Sebrae.
A lei estipula ainda critérios de elegibilidade, incluindo idade entre 18 e 29 anos, ausência de emprego público ou cargo, conclusão do ensino médio ou formação profissional equivalente.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Denúncias, Empreendedorismo, Governo do Amazonas, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Presidente Roberto Cidade e homenageado pelo Tjam com a E28098Medalha do Merito Academico
Aleam

Presidente Roberto Cidade é homenageado pelo Tjam com a ‘Medalha do Mérito Acadêmico’

22/02/2024
Proposta de Roberto Cidade aperfeicoa lei que estabelece atendimento diferenciado para pessoa com cardiopatia congenita Foto Herick Pereira Aleam
Aleam

Proposta de Roberto Cidade aperfeiçoa lei que estabelece atendimento diferenciado para pessoa com cardiopatia congênita

22/02/2024
Condicoes de trafegabilidade da BR 319 permanecem em pauta nas discussoes da Aleam
Aleam

Condições de trafegabilidade da BR-319 permanecem em pauta nas discussões da Aleam

22/02/2024
Em tramitacao na Assembleia Legislativa do Amazonas Projeto de Lei busca facilitar pagamentos via PIX
Aleam

Em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas, Projeto de Lei busca facilitar pagamentos via PIX

22/02/2024
Sinesio Campos realizara audiencia com o Ministerio dos Transportes para debater providencias para a BR 319
Aleam

Sinésio Campos realizará audiência com o Ministério dos Transportes para debater providências para a BR-319

22/02/2024
Fevereiro Vermelho deputado Joao Luiz destaca politicas publicas concretas para combater vicios
Aleam

Fevereiro Vermelho: deputado João Luiz destaca políticas públicas concretas para combater vícios

19/02/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus