Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, Sejusc chama atenção para índices no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, Sejusc chama atenção para índices no Amazonas

18/05/2024
Compartilhar

Dados refletem as ações sociais realizadas pela secretaria

Foto: Ygson França e Lincoln Ferreira/SEJUSC

Dezoito de maio marca o Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual Infantil, data que remete ao assassinato de Araceli Cabrera Crespo que, aos 8 anos, foi violentada e morta. No Amazonas, a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) atua na promoção de políticas públicas para crianças e adolescentes, com ações de conscientização durante todo o ano.

A Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) trabalha pautada no Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA), além de promover ações para conscientizar a sociedade sobre o combate à violência, a proteção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Em 2023, só durante o mês de maio, quando são reforçadas as ações do Faça Bonito – campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil -, 10 mil crianças participaram das palestras escolares. Do total, 73 possíveis casos foram identificados.

Foto: Ygson França e Lincoln Ferreira/SEJUSC

A secretária executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosalina Lôbo, frisa que as palestras são feitas durante todo o ano, em parceria com o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), levando temas como violência de física, psicológica e sexual, além da realização de abordagens preventivas, atendimentos psicossocial e reuniões técnicas com agentes da REDE de proteção local visando o fortalecimento da REDE de proteção de crianças e adolescentes.

“A gente tem todo tipo de denúncia, mas geralmente uma criança, quando ela denuncia, ela já está no seu limite. A maior parte das violências, perto de 70%, ocorrem em um ambiente intrafamiliar, e a escola é o principal ponto onde elas se sentem mais confiáveis para fazer esse tipo de denúncia”, destacou a secretária

Foto: Ygson França e Lincoln Ferreira/SEJUSC

As denúncias de violações são encaminhadas para os órgãos competentes, como o centro de referência de assistência social (CRAS), o Conselho do Tutelar, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e, em casos de violações de direitos e Cidadania, as demandas são levadas para a delegacia Especializada de Proteção à Crianças e Adolescentes (Depca).

Como identificar

Rosalina explica que a exploração sexual caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer espécie, incluindo objetos de valor ou outros elementos de troca, e uma situação em que uma criança ou adolescente é invadido em sua sexualidade e usado para gratificação sexual de um adulto ou mesmo de um adolescente mais velho.

O abuso se dá quando a criança ou o adolescente é usado para satisfação sexual, usando de carícias, manipulação de genitália, mama ou ânus, exploração sexual, voyeurismo, pornografia, exibicionismo, até o ato sexual, com ou sem penetração.

Fotos: Ygson França e Lincoln Ferreira/SEJUSC

A secretária reforça que os adultos precisam observar as crianças, mudança de comportamentos e sempre criar um espaço seguro e de confiança, no qual ela possa se expressar quando se sentir confortável para isso.

Denúncias

Os canais de denúncias são o Disque 100, 180 e 190, e após as denúncias. A SEJUSC integra a REDE de Proteção à Criança e ao Adolescente junto a órgãos municipais e estaduais. A secretaria é responsável pela coordenação das denúncias recebidas pelo Disque 100. Após o atendimento, a secretaria realiza a condução dessas demandas até as unidades de serviços competentes para o acompanhamento dos casos.

O post No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, Sejusc chama atenção para índices no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Denúncias, Governo do Estado do Amazonas, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Cerca de 300 quilos de skunk avaliados em R$ 6 milhões são interceptados pela PC-AM antes de chegar à Europa

26/08/2025
Governo do Amazonas

Fiscalização do Detran-AM auxilia PC-AM na apreensão 580 tabletes de entorpecentes durante ação na zona centro-oeste

26/08/2025
Governo do Amazonas

Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade

26/08/2025
Governo do Amazonas

Sedurb destaca importância da Abes-AM e reafirma parceria durante posse da nova diretoria

26/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud reforçam lista de documentos exigidos no Mutirão Ambiental e Fundiário, em Manaus

26/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água

26/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus