Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: No dia do Diretor Escolar, educadores da rede estadual destacam desafios e aprendizados à frente da gestão nas escolas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

No dia do Diretor Escolar, educadores da rede estadual destacam desafios e aprendizados à frente da gestão nas escolas

12/11/2024
Educacao Diretora Cecilia Otto Foto Arquivo Pessoal
Compartilhar

Gestão do corpo docente, discente, de recursos físicos e financeiros estão entre as principais atribuições destes profissionais

Educacao Diretora Cecilia Otto Foto Arquivo Pessoal

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Diretores Fábio e Regilene) – Arquivo Pessoal / Diretoras Cleny e Cecília

Líderes das equipes docentes das mais de 600 escolas da rede estadual, os diretores escolares são os protagonistas desta terça-feira (12/11), quando é comemorado, nacionalmente, o Dia do Diretor Escolar. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar homenageia esses profissionais, com histórias de atuação em prol da melhoria da qualidade de ensino amazonense.

Há 40 anos na educação, a atual diretora da Escola Estadual (EE) Pedro Gislandy, localizada na zona oeste de Manaus, Cecília Otto, conta que a vasta experiência não é sinônimo de comodismo. Cecília foi a primeira gestora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire, e tem na função de definir estratégias educacionais inclusivas e integradoras a sua maior paixão.

“Eu me sinto útil para a sociedade, é como sou feliz. Na minha escola, busco estar atenta em cada um, ao emocional, à frequência escolar. Essa é um pouco da nossa função. Acolher, ouvir, orientar e ser rígida, se necessário. Estar de braços abertos para o novo”, destacou Cecília.

Tradicional no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, a EE Padre Gislandy formou diversas gerações de moradores em seus mais de 50 anos de existência. E é com essa importância que ela é tratada pela diretora Cecília.

“Aqui, funcionamos nos três turnos e busco estar presente o tempo inteiro. Por lidarmos com adolescentes, a necessidade é ainda maior. Quando não estou aqui, é como se estivesse deixando minha casa vazia”, ressaltou a diretora, também agradecendo a união dos gestores da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 4, que, de acordo com ela, dividem juntos as responsabilidades das suas respectivas escolas.

É, também, deste grupo de diretores escolares que, há 8 anos, a diretora Regilene Rocha fortalece as estratégias de ensino e aprendizagem da EE Isaac Benayon Sabbá. Mesmo após um cenário de adversidade, por conta da pandemia de Covid-19, a diretora conduziu os seus discentes e docentes a um expressivo aumento na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 6,6 para 7,1. O resultado, de acordo com a diretora, é fruto do trabalho em conjunto.

Educacao Diretora Regilene Rocha Foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Diretores Fábio e Regilene) – Arquivo Pessoal / Diretoras Cleny e Cecília

“Eu estipulo as metas e os planos, mas só é possível alcançar porque tenho uma equipe excepcional. Minha experiência enquanto gestora é sempre tentar ser inovadora, mas também deixando o espaço para receber inovação, porque várias cabeças pensam melhor que uma. Sou grata pelo ambiente acolhedor que conduzo, sinto que junto da minha equipe podemos tudo”, compartilhou a gestora.

Escola em movimento

Com 13 projetos científicos ligados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um projeto de robótica em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), mostras de conhecimento bimestrais, iniciativa de descoberta de talentos esportivos e um projeto rotativo de clubes temáticos voltados para a tecnologia, esporte, cultura e vestibulares, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), é um corpo vivo em prol da formação de cidadãos.

Regente desta “locomotiva”, o diretor Fábio Luiz da Silva trabalha há 12 anos com educação. Professor de Educação Física, a noção de movimento constante repassada na forma da gestão escolar é oriunda da formação deste profissional. São mais de 700 alunos em sua rotina, e a chave, de acordo com Fábio, está no trato com o ser humano.

Educacao Diretor Fabio Luiz Silva Foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Diretores Fábio e Regilene) – Arquivo Pessoal / Diretoras Cleny e Cecília

“É o maior desafio dentro da gestão escolar. Gerir pessoas. É a nossa maior ferramenta e também é a nossa finalidade. Abdiquei de muitas coisas pessoais para assumir esse papel, mas é muito satisfatório. Gosto de enxergar meus alunos propondo, interagindo, idealizando, por isso, construímos tantas iniciativas”, enfatizou o diretor.

E como exemplo também de iniciativas destinadas à equipe docente, a diretora Cleny Alves desenvolve, na EE Almirante Ernesto de Mello Baptista, na zona oeste de Manaus, uma verdadeira força-tarefa para melhor preparar seus profissionais.

Com o programa de Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), incentivos de formação continuada, debates sobre os recursos financeiros escolares, atividades de inclusão e diversidade, além do fomento da presença dos familiares dos estudantes na unidade de ensino, o objetivo é criar uma rede de possibilidades para uma melhor rotina de trabalho na instituição.

Educacao Diretora Cleny Alves Foto Arquivo Pessoal 1024x768 1

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Diretores Fábio e Regilene) – Arquivo Pessoal / Diretoras Cleny e Cecília

“São dez anos à frente da escola. E ser gestor é pensar no todo. Gerimos recursos humanos, financeiros, físicos e pedagógicos, sempre com o objetivo de criar um ambiente escolar que eduque dentro da linguagem desses jovens. É uma função nobre”, finalizou Cleny.

O post No dia do Diretor Escolar, educadores da rede estadual destacam desafios e aprendizados à frente da gestão nas escolas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Educação Básica, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Iranduba, Manaus, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

BOLETIM CHEIA WEB3105 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (31/05)

31/05/2025
Aula Interativa do Pre Vest UEA Daniel Brito 1024x683 1
Governo do Amazonas

Aulão ao vivo do Pré-Vest UEA oferece mais de três horas de conteúdo para candidatos

31/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 31 at 123146 1024x682 1
Governo do Amazonas

Ipaam conclui Mutirão do CAR em Maués com mais de 500 atendimentos a produtores rurais

31/05/2025
SECOM ROCAM MOTOS FOTOS DIEGO PERES
Governo do Amazonas

Mais potência e tecnologia: novas motocicletas entregues pelo governador Wilson Lima ampliam atuação da PMAM na capital

31/05/2025
SEPROR EXPOSICAO AGROPECUARIA DE NHAMUNDA FOTO DIVULGACAO 1024x768 1
Governo do Amazonas

Sepror investe recursos para apoiar a realização da 6ª Exposição Agropecuária de Nhamundá

31/05/2025
Educacao Sarau Cultural EETI Vicente Schettini Foto Eduardo Cavalcante 1024x683 1
Governo do Amazonas

EETI Vicente Schettini realiza sarau cultural unindo arte e educação

31/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus