Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: MPAM reforça compromisso com a saúde mental de membros e servidores com comissão de prevenção
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meio Ambiente

MPAM reforça compromisso com a saúde mental de membros e servidores com comissão de prevenção

05/08/2024
Compartilhar

Criado: Quinta, 01 Agosto 2024 17:40

A Comissão de Prevenção a Situações de Riscos à saúde Mental foi criada a partir de uma resolução com o objetivo de promover a conscientização sobre saúde mental em todos os Ministérios Públicos do país

Pensando em iniciativas de promoção à saúde mental, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) reafirmou seu compromisso com os membros e servidores ao realizar a palestra inaugural da Comissão de Prevenção a Situações de Riscos à saúde Mental, nesta tarde (01/08), das 13h às 15h, no auditório Gebes de Mello Medeiros. A comissão foi criada a partir de uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o objetivo de promover a conscientização sobre saúde mental em todos os Ministérios Públicos do país.

A ação atende a uma preocupação com a saúde de todos os integrantes do MPAM. A palestra, ministrada pelo psicólogo e professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), André de Carvalho, abordou a redução do estigma na saúde mental, autoconhecimento, autocuidado, busca precoce por atendimento e cuidado colaborativo no ambiente de trabalho. Os temas exploraram práticas pedagógicas e sociais que oportunizam um ambiente laboral mais saudável e respeitoso.

A presidente do sindicato dos servidores do MPAM, Wladia Rachel Maia da Silva, destacou a importância da comissão e da atenção à saúde mental. “Como presidente do Sindsemp-AM, sinto-me honrada e feliz por integrar a comissão. A comissão completou um ano recentemente, fruto de um estudo do CNMP. É alarmante que 38,8% dos entrevistados em nível nacional, incluindo o Amazonas, procuraram tratamento psicológico ou psiquiátrico após ingressar no Ministério Público. Isso evidencia a necessidade de um olhar sensível para a saúde mental e bem-estar de toda a comunidade ministerial. A saúde mental comprometida afeta também a saúde física e nossas relações pessoais e profissionais”, comentou.

O subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais do MPAM, Aguinelo Balbi Júnior, ressaltou a relevância da institucionalização da comissão. “Hoje, o Ministério Público dá um passo importante para a discussão da saúde mental no âmbito da instituição. Estamos inaugurando a abordagem da saúde mental com leveza, para quebrar o estigma e trabalhar pelo bem-estar de todos, seja no Ministério Público ou com aquelas pessoas que trabalhamos“, comentou o procurador.

Já o procurador-geral de justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, enfatizou o valor da saúde mental como um ato de amor-próprio. “Agradeço a todos pela presença neste momento importante para nossa instituição. Valorizar a saúde mental é um ato de amor-próprio. Ao conhecermos mais sobre o tema com o dr. André, lembramos do ensinamento de Jesus Cristo: amar ao próximo como a si mesmo. Cuidar da saúde mental é essencial para nosso bem-estar e nosso trabalho“, declarou.

Por fim, André de Carvalho avalia como positiva a quebra de barreira e estigmas para se falar sobre saúde mental nas instituições. “É um privilégio estar presente neste momento tão importante, marcando o início das atividades da Comissão de Prevenção a Situações de Riscos à saúde Mental. Avalio essa iniciativa como extremamente positiva, considerando as inúmeras barreiras que ainda enfrentamos para falar sobre saúde mental nas instituições e espaços públicos. Gostaria de parabenizar o Ministério Público e, em especial, o doutor Aguinelo, pela institucionalização desta comissão. Espero que ela produza muitos frutos positivos ao longo do tempo, garantindo que os membros do Ministério Público e os colaboradores tenham um espaço para cuidar de sua saúde”, finalizou o especialista.

O evento marcou um passo importante na promoção da saúde mental no Ministério Público, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável.

Texto: Poliany RodriguesFoto: Hirailton Gomes

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Meio Ambiente
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Meio Ambiente

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

18/11/2024
Meio Ambiente

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

18/11/2024
Meio Ambiente

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

18/11/2024
Meio Ambiente

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

18/11/2024
Meio Ambiente

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

17/11/2024
Meio Ambiente

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

17/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus