Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: MPAM realiza palestra para debater a inclusão educacional de jovens e crianças autistas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meio Ambiente

MPAM realiza palestra para debater a inclusão educacional de jovens e crianças autistas

16/04/2024
Compartilhar

Criado: Quarta, 10 Abril 2024 14:12

Evento faz alusão ao Abril Azul, mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), e em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promoveu, no dia 08 de abril de 2024, das 9h às 12, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o evento com a temática “Transtorno do Espectro Autista: Diálogos pela Inclusão Educacional”.

A mediação foi realizada pela Promotora de justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de justiça da Infância e Juventude do MPAM, Romina Carmen Brito Carvalho, e teve como palestrantes a Promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo, Sandra Lúcia Garcia Massud; da mãe atípica  Jane Maria Santana Ushikoshi e de vários adolescentes com TEA.

“O evento busca promover a capacitação para nossa REDE de proteção, para os nossos promotores de justiça, servidores e estagiários. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ) trabalha em REDE com UNIÃO e capacitação, para o fomento de políticas públicas. Além disso, estamos no mês do abril azul onde há uma sensibilização para a causa e temos a oportunidade de acolher e fazer um Ministério Público próximo da sociedade”, declarou a Promotora de justiça Romina Carmen Brito Carvalho.

O evento apresentou discussões sobre educação inclusiva para alunos do Espectro Autista e Vivências do Mundo Azul. Houve exposições de artes promovidas pelos adolescentes com TEA, como canto e pintura e, por fim, serviços em parceria com a SEJUSC, de cadastramento para pessoas interessadas em obter as carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ( CIPTEA ) e ou de Identificação da pessoa com deficiência (CIPcD). 

Ademais, o Procurador-Geral de justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, enfatizou a importância da realização de eventos como esse para o MPAM. “O Ministério Público jamais deixou de dar apoio a todos os projetos que chegaram até a mesa do Procurador-Geral de justiça que buscam mudar a realidade e aprimorar as políticas públicas, de acordo com o que está previsto na Constituição Brasileira”, afirmou o PGJ.

A palestrante Sandra Massud, Promotora de justiça e coordenadora da Comissão de Inclusão de São Paulo, celebrou a realização do evento. “O MPAM realizou um evento incrível hoje! Cheio de tecnicidade, acolhimento e diversidade! Simplesmente inesquecível!”, disse.

Por fim, Christiane Dolzany, Promotora de justiça da área protetiva da infância e juventude na capital, conduziu o momento de “Vivências”, quando foi oportunizada a palavra aos adolescentes e suas mães, expressando seus sonhos, desafios e como  enfrentam a luta pela inclusão. 

Compuseram a mesa de honra: o Procurador-Geral de justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; a Corregedora-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas e Presidente do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais do Ministério Público dos Estados e da UNIÃO, Silvia Abdala Tuma; a Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos do Ministério Público do Estado do Amazonas, Lilian Maria Pires Stone; a Procuradora de justiça e Coordenadora do CAO-PDC, Delisa Olivia Vieiralves Ferreira; a Promotora de justiça e Coordenadora do CAO-IJ, Romina Carmem Brito Carvalho; a Secretária-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas, Renilce Helen Queiroz; a Promotora de justiça e Coordenadora do Recomeçar, Christiane Dolzany Araújo; o Promotor de justiça e Titular da Promotoria de justiça dos direitos humanos, Pessoa Idosa e pessoa com deficiência, Vitor Moreira da Fonsêca; o Titular da Promotoria de justiça da educação, Marcelo Pinto Ribeiro; o Secretário Executivo Adjunto da pessoa com deficiência, Adriano Reis; e a Gerente de educação especial, Helen Prata.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Meio Ambiente
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Meio Ambiente

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

18/11/2024
Meio Ambiente

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

18/11/2024
Meio Ambiente

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

18/11/2024
Meio Ambiente

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

18/11/2024
Meio Ambiente

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

17/11/2024
Meio Ambiente

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

17/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus