Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: MPAM inicia Curso de Vitaliciamento para novos promotores com aula inaugural focada nas Eleições Municipais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meio Ambiente

MPAM inicia Curso de Vitaliciamento para novos promotores com aula inaugural focada nas Eleições Municipais

30/07/2024
Compartilhar

Criado: Segunda, 29 Julho 2024 12:47

Crimes eleitorais são pautas de abertura da qualificação de 18 meses aos novos membros do Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deu início ao Curso de Vitaliciamento de Membros, destinado aos novos promotores de 24 comarcas do interior do estado. O curso, com duração de 18 meses, começou na manhã desta segunda-feira (29/07), com uma aula inaugural no auditório Gebes de Mello Medeiros, localizado na Sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

A aula inicial, ministrada pelo Procurador da República Edmilson da Costa Barreiros Júnior, teve como tema “Registro de Candidaturas e Ilícitos Eleitorais”. Durante a palestra, foram abordados tópicos como a Lei da Ficha Limpa, inelegibilidade e condutas vedadas aos agentes públicos. O procurador destacou a importância da formação dos novos promotores, especialmente em ano de eleições municipais, enfatizando o papel essencial do promotor eleitoral na defesa da democracia e na garantia da transparência pública.

“É muito importante a qualificação dos promotores que estão iniciando a carreira, pois eles têm um longo caminho para construir uma história de bons serviços à sociedade. É especialmente relevante que a primeira aula trate do tema eleitoral, dado o contexto das eleições municipais. A atuação dos promotores eleitorais é fundamental para proteger a democracia e assegurar a integridade dos processos públicos“, afirmou o Procurador da República, que também atua como procurador regional eleitoral substituto.

O curso segue no período da tarde com a palestra “Ministério Público e a Atuação Resolutiva na Defesa dos Direitos Fundamentais”, ministrada pelo promotor de Justiça e chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), João Gaspar Rodrigues. Na programação para o final de julho e início de agosto, estão incluídos temas como “Atribuições do Conselho Tutelar e o Sistema de Justiça: Aplicação de Medidas Protetivas”, “O Ministério Público como Protagonista na Atuação Socioeducativa”, “Curatela e a Tomada de Decisão Apoiada”, “Planejamento Financeiro 360°” e “Inteligência Artificial”.

Disciplinas extras foram adicionadas à programação, contemplando rodas de conversa sobre combate ao assédio moral e sexual, discriminação e racismo; ações de combate à queimadas no interior; atos normativos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e práticas de júri.

O curso, organizado pelo Ceaf, visa capacitar os novos membros do MPAM, preparando-os para o exercício pleno de suas funções e para enfrentar os desafios que surgem no exercício do direito eleitoral e na defesa dos direitos fundamentais.

Texto e foto: Yasmin Siqueira

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Eleicoes, Estado do Amazonas, inteligência artificial, Meio Ambiente
30/07/2024 30/07/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Meio Ambiente

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

18/11/2024
Meio Ambiente

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

18/11/2024
Meio Ambiente

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

18/11/2024
Meio Ambiente

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

18/11/2024
Meio Ambiente

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

17/11/2024
Meio Ambiente

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

17/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus