Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Maternidades SES-AM incentiva o parto natural humanizado e oferece atendimento multicultural
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Maternidades SES-AM incentiva o parto natural humanizado e oferece atendimento multicultural

18/04/2024
SES AM Maternidades incentivam parto natural Foto Evandro Seixas 2 4kkBMQ
Compartilhar

A rede de Saúde do Estado conta com centros instalados para esse fim, nas maternidades Balbina Mestrinho, Ana Braga e Instituto da Mulher

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Nos três primeiros meses deste ano, mais de 300 mulheres optaram por ter os seus bebês nos Centros de Parto Natural Intra-Hospitalar (CPNIs), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em Manaus. Os CPNIs, que funcionam nas maternidades Balbina Mestrinho, na zona sul, Ana Braga, na zona leste, e Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona centro-sul, oferecem diversas modalidades de parto natural, todos com o mínimo de intervenção possível.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que a política adotada pelo Governo do Amazonas é de incentivo ao parto natural humanizado, seguindo os critérios e recomendações do Ministério de Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

“Queremos uma mulher acolhida, cuidada por uma equipe multiprofissional e com assistência de qualidade. Humanizar ainda mais a assistência à parturiente é uma determinação sempre reforçada pelo governador Wilson Lima”, pontua a secretária de Saúde.

Em 2023, segundo Nayara Maksoud, as três maternidades realizaram 1,2 mil partos nos CPNIs, oferecendo tratamento humanizado e seguro às gestantes. Na Balbina Mestrinho e no Instituto da Mulher, explica a secretária, as suítes de parto são também multiculturais, preparadas para receber indígenas, quilombolas e estrangeiras, respeitando as culturas e costumes tradicionais.

Os CPNIs permitem o nascimento natural de forma humanizada e em diversas modalidades, explica a titular da SES-AM, como o parto na água ou o parto vertical, que ajudam o corpo da parturiente no processo de dar à luz. “A proposta dos CPNIs é oferecer assistência humanizada à gestante, no pré-parto, durante o parto e após, assim como ao recém-nascido, cumprindo todos os protocolos operacionais de procedimento com segurança”, observa.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

E um dos diferenciais dos CPNIs, enfatiza a secretária de Saúde, é a fisioterapia pélvica durante o trabalho de parto, para auxiliar a gestante no processo de dilatação e aliviar as dores das contrações. “Na atividade, os profissionais conversam com as parturientes, para que elas mantenham a calma até o momento mais importante, o nascimento do bebê”, ressalta.

Funcionamento do serviço

As maternidades Balbina Mestrinho, Ana Braga e Instituto Dona Lindu contam, juntas, com 11 suítes nos CPNIs, equipadas com métodos de alívio não farmacológico da dor, com equipamentos para exercícios que ajudam na dilatação e que estimulam o parto normal. Nos locais, as mulheres em trabalho de parto são assistidas por enfermeiros obstetras.

Nas três maternidades são realizados atendimentos individualizados à gestante de risco habitual, seguindo critérios específicos do MS. Além de garantir à parturiente o atendimento humanizado, ainda permite a presença de um acompanhante de sua escolha, incentivando o protagonismo da mulher.

A maternidade Balbina Mestrinho e o Instituto da Mulher Dona Lindu também recebem indígenas, quilombolas e estrangeiras. As suítes de parto das duas unidades são multiculturais.

Atendimento diferenciado

Durante o trabalho de parto, um dos exercícios importantes realizados pelas equipes dos CPNIs com as futuras mamães é a fisioterapia pélvica, que auxilia a gestante no processo de dilatação, para aliviar as dores das contrações. Na atividade, os profissionais conversam o tempo todo com as parturientes, para que elas se mantenham tranquilas.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

A coordenadora de Fisioterapia Obstétrica da Maternidade Balbina Mestrinho, Samara Maman, explica que a fisioterapia é uma ferramenta bastante eficaz, nesse processo. “Aqui, as grávidas recebem toda assistência. Acompanhamos a mulher no trabalho de parto normal e natural, trabalhando com exercícios, facilitando a descida do bebê, tentando reduzir o trabalho de parto, fazendo-a sentir-se acolhida, pois estamos orientando, estimulando o exercício, e também a descansarem, para tornar aquele momento mais especial”, detalha.

Segundo a fisioterapeuta Caroline Araújo, que atua na Maternidade Ana Braga, ao dar entrada na unidade, a gestante é avaliada pelas enfermeiras. Após comprovar que a gestação não é de risco, ela é encaminhada para o CPNI.

“A partir desse momento, verificamos se a paciente está cansada e se conseguiu se alimentar. Se estiver no início do trabalho de parto, começamos com exercícios mais leves, que ajudam para descontrair a mãe e aliviar um pouco a dor. Elas sempre falam que se sentem acolhidas, porque ajudamos e abraçamos essas mulheres, as empoderando-as para que se sintam donas do parto”, comentou.

O post Maternidades SES-AM incentiva o parto natural humanizado e oferece atendimento multicultural apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados capa, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

PARINTINS ACOES SEJUSC FOTO DIVULGACAO SEJUSC 1 1024x683 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Sejusc fortalece a conscientização de direitos humanos e combate a violências

13/06/2025
WhatsApp Image 2025 06 13 at 163258 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Mais de 130 alunos visitam Bosque Vandete Rocha, no Ipaam, em primeira semana de atividades

13/06/2025
WhatsApp Image 2025 06 13 at 162246
Governo do Amazonas

“Agora posso dizer que a casa é minha”, diz moradora da zona norte ao receber título definitivo de propriedade do Governo do Amazonas

13/06/2025
Hemoam comemora Dia Mundial do Doador de Sangue com homenagens a doadores 1024x577 1
Governo do Amazonas

Hemoam comemora Dia Mundial do Doador de Sangue com homenagens a doadores

13/06/2025
IML BUSCA FAMILIARES DE HOMEM QUE MORREU EM MANAUS FOTOS DIVULGACAO SSP AM 963x1024 1
Governo do Amazonas

IML busca familiares de homem que morreu em Manaus

13/06/2025
Sejusc Servicos estao sendo ofertados na ExpoMulher Fotos Lincoln Ferreira 4 1024x682 1
Governo do Amazonas

Sejusc oferece serviços psicossociais e jurídicos para o público feminino na 3ª ExpoMulher

13/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus