Com o objetivo de aumentar a segurança nas escolas públicas e privadas de Manaus, a lei municipal nº 3.332/2024, de autoria do vereador William Alemão (Cidadania), foi sancionada pelo Executivo municipal e já está em vigor. A nova legislação alterou dois trechos da lei municipal nº 2.751/2021, permitindo que professores e funcionários das unidades de ensino participem dos treinamentos ministrados tanto por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas quanto por bombeiros civis.
O vereador destacou a importância da capacitação dos profissionais das escolas para lidar com situações de emergência, como incêndios, desastres naturais e estruturais. Ele ressaltou que, embora se espere que essas situações nunca ocorram, é fundamental que os profissionais estejam preparados para agir caso necessário.
Anteriormente, a lei nº 2.751/2021 previa que os treinamentos seriam ministrados apenas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Com a nova redação da lei nº 3.332/2024, os bombeiros civis também poderão realizar as simulações. Além disso, a lei também alterou o art. 3.º, que informa que o treinamento necessário para a realização dos exercícios de simulação deverá ser realizado mediante parceria ou convênio com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas ou com os bombeiros civis.
Com essas mudanças, espera-se que as escolas de Manaus estejam mais preparadas para lidar com situações de emergência, garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários. A iniciativa do vereador William Alemão é um importante passo para garantir um ambiente escolar mais seguro e protegido.