Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: HPV: Saúde do Amazonas inclui vacinação para pessoas que tomam medicamento para profilaxia ao HIV
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

HPV: Saúde do Amazonas inclui vacinação para pessoas que tomam medicamento para profilaxia ao HIV

20/07/2024
FVS VaciancontraHPVparanovogrupo Fotodivulgacao 1024x517 1
Compartilhar

Medida vale para pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso da chamada PrEP

FVS VaciancontraHPVparanovogrupo Fotodivulgacao 1024x517 1

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso do medicamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem receber a vacina contra o HPV – papilomavírus humano. A informação consta na nota informativa nº38/2024, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto, divulgado nesta sexta-feira (19/07) e disponível no site www.fvs.am.gov.br.

A medida segue a nota técnica nº101/2024 do Ministério da Saúde e visa auxiliar na prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pelo HPV.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a vacina contra o HPV é a principal arma de combate ao câncer do colo do útero e agora vai ser estendida para o público que faz uso do PrEP. “Estamos ampliando o público que vai receber a imunização e essa é uma medida de extrema importância. Faço um apelo para que todas as pessoas, dentro do perfil estabelecido, se dirijam a um posto de saúde para receber a vacina”, apelou.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a imunização deve começar assim que os municípios estiverem preparados para realizar a aplicação. “Cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para desenvolver a melhor estratégia para alcançar este novo público. É importante salientar que todos os municípios já dispõem do imunizante em sua rotina de vacinação,” ressalta Tatyana.

De acordo com Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, atualmente há 1.582 pessoas no Amazonas utilizando a (PrEP). “A PrEP é uma excelente estratégia de prevenção para pessoas a partir de 15 anos, que é feita através de um comprimido diário ou sob demanda, porém, ela só protege contra o HIV. Quando se tem a oportunidade de somar prevenções a outros agravos, este é o cenário ideal, especialmente em uma população sexualmente ativa”,avalia Alexsandro.

Quem pode se vacinar contra o HPV

O Ministério da Saúde desde maio adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes imunocompetentes como medida para intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações causadas pelo HPV.

. Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos;

. Pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e AIDS, pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e transplantados, que necessitam de três doses.

. Pessoas imunocompetentes de 15 a 45 anos que foram vítimas de violência sexual, também com esquema de três doses; e

. Pessoas que fazem uso do medicamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), de 15 a 45 anos, desde que apresente receita de PrEP com data dos últimos 4 meses. A receita de PrEP poderá ser prescrita por enfermeiros, farmacêuticos ou médicos.

O post HPV: Saúde do Amazonas inclui vacinação para pessoas que tomam medicamento para profilaxia ao HIV apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governador Wilson Lima moderniza servicos ambientais com lancamento de aplicativo e inteligencia artificial 1 foto Alex Pazuello Secom
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima moderniza serviços ambientais com lançamento de aplicativo e inteligência artificial

05/06/2025
UGPE VISITA ESTUDANTES BOSQUE DA CIENCIA DIVULGACAO UGPE 1024x768 1
Governo do Amazonas

Prosamin+: UGPE promove visita de estudantes ao Bosque da Ciência no Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2025
0f3f2d25 d639 488b a275 3bfd868cf961
Governo do Amazonas

Pacientes beneficiados pelo mutirão de cirurgias eletivas do Governo do Amazonas destacam importância da iniciativa para a qualidade de vida

05/06/2025
Setemp SineAM0606 FotoJamilleSilva 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 212 vagas de emprego para esta sexta-feira

05/06/2025
cultura trio panavueiro foto Eduardo Melo 5 1024x683 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Trio Panavueiro apresenta programação de shows

05/06/2025
Governador Wilson Lima anuncia mutirao de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas 4 Fotos Alex Pazuello e Diego Peres Secom
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia mutirão de cirurgias com mais de 40 mil procedimentos em todo o Amazonas

05/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus