O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), certificou 212 alunos em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
A entrega simbólica para os alunos foi realizada na manhã deste domingo (30/6), último dia do Festival de Parintins 2024, no Turistódromo.
Os cursos de Qualificação Profissional foram ofertados pelo Cetam visando capacitar os profissionais para atendimento aos turistas, principalmente do Festival Folclórico de Parintins.
Os cursos ofertados foram: Atendimento ao Cliente, Culinária Regional, Culinária, Café Regional, Agente de Informações Turísticas, Camareiro em Meios de Hospedagem, Condutor Cultural Local, Formatação de Roteiros Turísticos, Inglês aplicado aos Serviços Turísticos, Espanhol aplicado aos Serviços Turísticos e Recepção em Meios de Hospedagem.
E também foi ofertado o curso de Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos para os tricicleiros, mototaxistas e taxistas do município.
As aulas foram realizadas na Escola Estadual de Tempo Integral Glaucio Gonçalves (EETI), Associação de Moradores do Bairro Itauna Iiambi II e Pelotão Mirim.
O diretor-presidente da autarquia, Fábio Albuquerque, destacou a iniciativa do Governo do Estado em qualificar a mão de obra parintinense com cursos voltados para o turismo, vocação da cidade.
“Seguindo determinação do governador Wilson Lima nós, do Cetam, oferecemos cursos que atenderam a demanda de Parintins. E essa diretriz estamos replicando nos demais municípios pois somente assim seremos efetivos com geração de emprego e renda no estado”, ressaltou.
Para o diretor-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, os cursos do Cetam são fundamentais para a qualificação da mão de obra no estado e, em especial, esses realizados em Parintins serviram para fortalecer ainda mais o objetivo do governador Wilson Lima, que é transformar o turismo em uma forte matriz econômica do Amazonas.
Estande no Turistódromo
Um dos destaques do Turistódromo é a participação do Cetam, que oferta serviços de tranças, maquiagem indígena e customização de abadás. Com uma equipe composta por 29 profissionais, divididos em turnos, o Cetam contribui para enriquecer a experiência dos visitantes serviços de qualidade.
Fotos: divulgação Amazonastur