Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas inicia operação Tamoiotatá no Sul do Estado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia operação Tamoiotatá no Sul do Estado

01/05/2024
OPERACAO TAMOIOTATA FOTO SSP AM 1 1mOGf4
Compartilhar

As ações contam com efetivo integrado de órgãos estaduais e federais

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Como parte do plano de preparação do Governo do Amazonas contra a estiagem prevista para este ano, começou nesta terça-feira (30/04) a 4ª edição da operação Tamoiotatá. A ação é realizada em todo o Sul do estado e tem como objetivo atuar na repressão de crimes ambientais, uma vez que a área concentra cerca de 85% dos crimes de desmatamento e queimadas, em todo o Estado. As ações serão realizadas de forma integrada com a participação de órgãos estaduais e federais.

O governador Wilson Lima afirmou que o trabalho da força-tarefa é fundamental para reduzir o impacto provocado pela questão climática e para combater crimes ambientais. “Determinei as equipes que reforcem o trabalho por meio da Tamoiotatá. A operação é uma das nossas ações nessa etapa preparatória para a estiagem que deveremos enfrentar”, disse.

A operação Tamoiotatá é uma Força-Tarefa composta por equipes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O Diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ressaltou a importância da operação e da integração dos órgãos envolvidos. De acordo com ele, as equipes se deslocarão com um único objetivo, que é garantir a proteção do meio ambiente e salvaguardar os bens naturais.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

“Estamos reiniciando as ações intensivas e ostensivas da Operação Tamoiotatá, que têm como prerrogativa combater e inibir a prática de crimes ambientais no Sul do Amazonas. O apoio da Secretaria de Segurança Pública, Bombeiros e do Batalhão Ambiental são imprescindíveis para que a Lei se sobreponha a quem comete tais ilícitos”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira destacou os resultados obtidos em 2023 e reforçou que com a integração e o fortalecimento das ações, os números de 2024 tenderão a ser ainda mais positivos.

“Fechamos 2023 com redução de 65% nos alertas de desmatamento e 7,6% nos focos de calor e, em 2024, esperamos fortalecer ainda mais os trabalhos das forças ambientais e de segurança pública, para seguir em queda. Vale ressaltar que a integração é uma determinação do governador Wilson Lima para a força-tarefa, que também contará com instituições das esferas Municipal e Federal”, disse o secretário Taveira.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Equipe precursora

Integrante da Força Tarefa, a SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), enviou uma equipe precursora com o objetivo de preparar a logística e os Centros Operacionais Ambientais do Estado, para a Coordenação Integrada da Operação Tamoiotatá 4.

De acordo com o chefe do departamento de Planejamento Integrado da Seagi, tenente-coronel Alisson Botelho, a equipe precursora, além de verificar as demandas logísticas da operação, é a responsável por realizar visitas técnicas às unidades das Forças de Segurança e ambientais locais e Prefeituras. “A ideia é apresentar o escopo geral da operação e alinhar uma possível pronta resposta mútua, entre essas unidades e aquelas que compõem a operação, em casos de situações críticas e/ou extraordinárias envolvendo as ações ambientais”, informou.

O post Governo do Amazonas inicia operação Tamoiotatá no Sul do Estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Bombeiros, capa, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Meio Ambiente, Polícia, Polícia Civil, Polícia Militar, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

image 1 1024x574 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (08/06)

08/06/2025
Detran AM Flagrante Entorpecentes Divulgac807 a771 o Detran AM 2
Governo do Amazonas

Detran-AM: Fiscalização flagra condutor com entorpecentes e cerca de R$ 1,3 mil em dinheiro, na zona norte de Manaus

07/06/2025
SEPROR PALESTRAS NA ECO AMAZONIA FOTO RUY NERY SEPROR 2 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sepror realiza painel de debates sobre estratégias de comercialização agrícola sustentável e execução do Plano ABC+

07/06/2025
SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x768 1
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Mais de 370 comunidades recebem ajuda humanitária do Governo do Amazonas

07/06/2025
Seap 01 audienciapublica 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

06/06/2025
Em Urucara governador Wilson Lima destina mais de R 700 mil para fortalecer setor primario 1 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

06/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus