Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas beneficia mais de 18 mil famílias com regularização fundiária
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas beneficia mais de 18 mil famílias com regularização fundiária

21/08/2024
Compartilhar

Legalização do imóvel permite, entre outras vantagens, segurança jurídica e acesso a programas de financiamentos

Foto: Divulgação/Sect

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) chama a atenção, no Dia Nacional da Habitação, nesta quarta-feira (21/08), para as vantagens envolvidas no processo de regularização de um imóvel. Desde 2019 até o momento, o Governo do Amazonas já beneficiou 18.345 famílias com a regulação fundiária.

O processo faz parte das ações do Programa Amazonas Meu Lar, criado pelo Governo do Estado, e que é desenvolvido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb),Secretaria da Cidades e Territórios (Sect)e Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab). Somente pela Sect 4.572 famílias foram beneficiadas com a regularização fundiária.

A Sect tem procurado sensibilizar a população de áreas informais sobre as vantagens de serem legalmente proprietários de seus imóveis. “O título definitivo é uma garantia real de propriedade. Com ele, você ganha segurança jurídica para proteger a propriedade do seu imóvel, além de permitir que você se habilite a programas sociais e financiamentos que tenham como foco moradia e urbanização”, explica a secretária de Estado de Cidades e Território, Renata Queiroz.

Foto: Divulgação/Sect

Moradora do bairro Alemão, em NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus), Rutimar Gonçalves conseguiu o título definitivo de seu terreno, após ação do Governo do Amazonas, por meio da Sect, visando à regularização fundiária no município. “Há muitos anos eu queria ter o título definitivo do meu terreno, pois isso é uma forma de saber que ninguém vai tirar a mim e meus filhos daqui da nossa casa. Isso é muito gratificante, eu não tenho palavras para agradecer essa iniciativa”, afirmou.

Maria das Graças mora há 9 anos também no bairro do Alemão, em NOVO Airão, com o marido e três netos. Durante todo esse tempo, ela lutava para conseguir o título definitivo do terreno, o que foi possível com a ação da da Sect no município. “Esse título é um sonho de muitos anos, graças a Deus, com essa ação do governo do estado isso foi realizado. A minha emoção foi enorme. Após tanto tempo, a gente conseguiu. Não tenho nem palavras”, declarou.

Desafios

Entre os principais desafios enfrentados pela Sect para a regularização fundiária em áreas pertencentes ao estado, está a questão geográfica, devido à extensão territorial do Amazonas, o que exige uma ampla logística, além do constante combate à grilagem.
A Sect, segundo Renata Queiroz, tem se dedicado a fortalecer os laços e parcerias com órgãos que também atuam em conjunto nesse processo, como a Suhab, UGPE, Sedurb, Instituto Nacional da Colonização e reforma Agrária (INCRA), controladoria geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Tribunal de justiça do Amazonas, por meio da Corregedoria Geral de justiça.

Foto: Divulgação/Sect

Com essa postura, diz ela, a Sect procura agilizar o processo de regularização fundiária, por meio da troca de informações, da segurança jurídica e da elaboração de planos de trabalho para atuação da forma mais eficaz possível. “A regularização é uma forma de incentivar o desenvolvimento socioeconômico do Estado, sem deixar de lado a responsabilidade administrativa e sustentabilidade do meio ambiente”, frisa a secretária.

Como requerer

Qualquer cidadão maior de 18 de anos que ocupe um imóvel por mais de cinco anos ainda não regularizado e em área pertencente ao Estado PODE entrar com o requerimento de regularização fundiária, que será analisado. Há uma lista de documentos necessários ao pedido de regularização fundiária, que muda em caso de imóveis rurais e urbanos, mas que consiste, principalmente, em identificar e caracterizar os ocupantes e o imóvel em questão.

Os documentos necessários para solicitar o serviço de regularização fundiária são: RG e CPF; recibo de compra e venda de terreno ou outro documento que comprove a posse ou declaração de vida e residência; comprovante de residência da área solicitada (água, luz ou IPTU); certidão de casamento/divórcio; certidão de nascimento de filho(s) menor(es); instrumento público com validade de um ano; e comprovante de renda familiar. Os viúvos(as) devem apresentar atestado de óbito do cônjuge.

O post Governo do Amazonas beneficia mais de 18 mil famílias com regularização fundiária apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Novo Airão, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Imprensa Oficial do Estado do Amazonas celebra 133 anos com inovação e valorização da história do estado

31/08/2025
Governo do Amazonas

Cores, tecnologia e resistência marcam espetáculo da Ciranda Tradicional em Manacapuru

31/08/2025
Governo do Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima inaugura iluminação pública de LED e fortalece setores primário e social

31/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço para ampliação do hospital e anuncia novas obras no setor viário de Rio Preto da Eva

31/08/2025
Governo do Amazonas

Produtores rurais destacam expectativas para a 47ª edição da Expoagro, promovida pelo Governo do Amazonas

31/08/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: SES-AM leva atendimento em Telessaúde e presencial aos moradores do bairro Compensa

31/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus