Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governador Wilson Lima confirma contratação de 85 brigadistas para reforço no combate às queimadas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima confirma contratação de 85 brigadistas para reforço no combate às queimadas

28/08/2024
Compartilhar

Efetivo vai atuar junto ao Corpo de Bombeiros em cinco municípios do Amazonas

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

Em reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, nesta quarta-feira (28/08), o governador Wilson Lima confirmou a contratação antecipada de 85 brigadistas, que já devem começar a atuar no reforço ao trabalho das equipes estaduais de combate às queimadas a partir do dia 2 de setembro. Os novos contratados vão se juntar aos mais de 600 agentes que já estão em campo e vão atuar em cinco municípios. O governador também assinou decretos de Situação de Emergência e Situação de Emergência em Saúde Pública para os 62 municípios do estado.

“É uma contratação que está sendo adiantada pelo Governo do Estado. Esses brigadistas vão atuar nos municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Esse grupo contratado já faz parte da região e já foram treinados pelas nossas equipes do Corpo de Bombeiros. São brigadistas que conhecem a realidade daquela área”, explicou o governador Wilson Lima.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

A contratação dos primeiros 85 profissionais foi adiantada com recursos estaduais, no valor de R$ 1 milhão, por meio de um termo entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). O investimento será reembolsado pelo Programa Floresta em Pé, do Banco Alemão KFW, que está sendo implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Os brigadistas receberão uma bolsa-auxílio durante 10 meses para atuarem junto às prefeituras e coordenados pelos bombeiros no combate aos incêndios florestais. Em outubro, a expectativa é realizar a contratação de mais 68 brigadistas para atuação nos municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 brigadistas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a secretaria agora trabalha nos trâmites de contratação dos brigadistas, com recolhimento das informações bancárias e documentos para a assinatura do contrato até o dia 30 de agosto.

“O Corpo de Bombeiros já fez o treinamento durante um ano antecipando essas ações. Nós estamos fazendo um levantamento das contas bancárias até o dia 30 e já começaremos a fazer as primeiras ações nos municípios com a presença dos brigadistas contratados pelo projeto”, explicou o titular da Sema, Eduardo Taveira.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

Efetivo

Desde junho, o Corpo de Bombeiros já combateu mais de 11 mil focos de incêndio com as ações da Operação Aceiro. Os brigadistas serão integrados ao grupo de 600 agentes que atuam em todo o Amazonas no combate ao desmatamento e às queimadas. Na segunda-feira (26/08), o governador Wilson Lima acompanhou a saída de 200 homens e mulheres dos bombeiros para o sul do Amazonas e Região Metropolitana de Manaus.
O grupo enviado no início da semana é composto por alunos soldados e oficiais em fase de estágio operacional, todos aprovados em concurso público para a Segurança realizado em 2022.

Parte do efetivo saiu do Porto da Ceasa em balsa com destino aos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes. A outra parte das equipes atuará em municípios da Região Metropolitana, nas cidades de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Iranduba.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

Decretos

Como parte das ações de enfrentamento à estiagem, o governador Wilson Lima também decretou Situação de Emergência nos 62 municípios do Estado, com a assinatura de um novo decreto que alcançou 42 cidades. Em julho, o governador já havia decretado a Situação de Emergência em 20 municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.

Também foi assinado decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública no Amazonas, levando em consideração o risco sanitário causado pela baixa das águas dos rios e a dificuldade no acesso aos serviços de Saúde nas localidades mais afetadas.

Fiscalização

Entre 30 de abril ao dia 27 de agosto foram registrados em todo o Estado, 168 prisões e detenções de pessoas pela prática de crimes ambientais. As prisões foram realizadas pelas policiais Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental.

Deste total, cinco prisões foram registradas nas últimas 24 horas, no escopo da Operação Tamoiotatá, sendo três pessoas no Tarumã e outras duas pessoas foram presas em ações distintas em Manacapuru.

Também no âmbito da Tamoiotatá, mais de R$ 91 milhões foram aplicados em multas desde abril deste ano, além de 148 embargos, totalizando mais de 16.989.691,90 hectares e 30 termos de apreensão.

O post Governador Wilson Lima confirma contratação de 85 brigadistas para reforço no combate às queimadas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Apuí, Autazes, Boca do Acre, Bombeiros, Canutama, Careiro, Fiscalização, Governo do Amazonas, Humaitá, Iranduba, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Meio Ambiente, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, SECOM, Tapauá
Redação Informe Manaus 28/08/2024 28/08/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Procuradoria Jurídica e Natjus ganham espaço revitalizado e ampliado na SES-AM

02/07/2025
Governo do Amazonas

Seap-AM destaca resultado positivo durante 8ª fase da Operação Mute

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas entrega kits de alimentação para dez instituições sociais do municípioParintinsFestival de Parintins 2025: Governo do Amazonas entrega kits de alimentação para dez instituições sociais do município

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: SSP-AM registra redução em furtos e aumento de prisões

02/07/2025
Governo do Amazonas

Realizado pelo Governo do Amazonas, Festival de Parintins 2025 registra recorde de público, com mais de 120 mil visitantes

02/07/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Detran-AM finaliza operação com saldo positivo

02/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus