Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Festival de Parintins 2024: Praça da Catedral recebe mais uma vez a Estação da Cultura
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2024: Praça da Catedral recebe mais uma vez a Estação da Cultura

17/06/2024
cultura estacao da cultura parintins arquivo 1024x682 1
Compartilhar

Arte, música, economia criativa e outras manifestações culturais estarão à disposição dos parintinenses e dos visitantes

cultura estacao da cultura parintins arquivo 1024x682 1

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), ponto central de encontro dos visitantes que vão à Ilha Tupinambarana no período da grande festa de Caprichoso e Garantido, vai se transformar em um centro cultural com a instalação no local da Estação da Cultura, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais estarão gratuitamente à disposição dos parintinenses e visitantes, que já transformaram em tradição lotar a Praça da Catedral e adjacências durante o dia no período do festival.

O espaço dedicado às artes, música e economia criativa estará em pleno funcionamento do dia 26 a 30 de junho, das 10h às 18h, sendo uma atração alternativa, aberta ao público, durante a temporada bovina. O projeto, que está em sua terceira edição e, em 2022, ocupou o estádio Tupy Cantanhede, traz ainda os shows das bandas amazonenses Samboi, Kontra Tempo, Ajuri Amazon Music e Canto da Mata, entre outras atrações musicais.

cultura estacao da cultura parintins arquivo 02 1024x682 1

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Estação da Cultura tem como objetivo criar novos espaços de arte e economia criativa durante o período do festival. Possui uma extensa programação artística, cultural e criativa, investindo no empreendedorismo local, talentos locais da música, artes visuais, dança, literatura, folclore e economia criativa. Com a participação dos alunos do Liceu de Artes Claudio Santoro – Unidade Parintins.

O espaço vai contar com a exposição coletiva “Folclore”, dos alunos do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes Claudio Santoro – Unidade Parintins; ateliê de desenho e pintura; Galeria dos Bois, um espaço instagramável com os bois oficiais do centenário de Caprichoso e Garantido; Feira dos Povos Criativos, com mais de 10 estandes para comercialização de produtos de artistas e empreendedores; painel Criativo em Movimento, um Painel de LED para exibição de conteúdos audiovisuais de projetos realizados pelo Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em Parintins; Palco Cultura em Movimento; um espaço destinado a vivências, rodas de conversas, atrações artísticas, folclóricas e culturais, além de espaços instagramáveis diversos.

cultura estacao da cultura parintins arquivo 03

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Oportunidade

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, além de proporcionar mais uma alternativa de diversão para o turista e o parintinense que estão na cidade para brincar de boi, a Estação da Cultura também garante um local para que os artistas e empreendedores de Parintins divulguem sua arte e vendam seus produtos.

“A arte parintinense tem uma potência singular que vai além do Bumbódromo, e pode ser percebida em toda a cidade instagramável. O espaço traz um roteiro de atividades durante o dia, investindo no empreendedorismo e nos talentos locais da música, artes visuais, dança, literatura, folclore e demais segmentos”, destaca o secretário.

O artesão João Marcos, do ateliê AtesãoNato, vai expor e comercializar seu trabalho com com macramê (bolsas, saídas de banho, acessórios bovinos), crochê (bolsas, tops, amigurumis), acessórios bovinos de miçangas e sementes na Feira dos Povos Criativos.

.“É uma grande oportunidade de expor meu trabalho, ainda mais em um evento grandioso como o festival. Eu vendo mais como encomenda e pela internet, e a feira me dá a chance de mostrar para as pessoas meu trabalho, de tocar, experimentar, sentir o material que uso e o acabamento das minhas peças. Melhor propaganda para um empreendimento”, afirma.

cultura estacao da cultura parintins arquivo 04 1024x682 1

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Programação

No dia 26 de junho, haverá apresentações de vídeos institucionais dos projetos artísticos e culturais realizados e apoiados pelo Governo do Estado no Painel Criativo em Movimento; acústico musical com Mestre Girão; apresentação musical do Grupo Porantim, de Barreirinha; Camerata de Violões do Liceu Parintins e show do grupo Curumins da Baixa.

No dia 27 de junho, a programação tem início com uma Vivência Artística com Pito Silva para falar do processo criativo do Mural “Patrimônio em Festa”, às 10h15; show acústico com Chrystian Bulcão; apresentação dos Grupos de Práticas Pedagógicas de Dança de Salão e de Práticas Pedagógicas de Danças Populares do Liceu Parintins; Corpo de Dança de Nhamundá e show do grupo Samboi.

Uma vivência cultural e acústico musical com o artista Silvio Camaleão abre a programação do dia 28 de junho, que segue com apresentação das Pastorinhas Filhas de Maria do Bairro São Francisco de Assis; DJ Adelino Aguiar; show do grupo Point da Toada; Grupo de Práticas Pedagógicas de Laboratório Corporal do Liceu Parintins; 5 Grupo de Práticas Pedagógicas de Capoeira do Liceu Parintins; Desfile Amazon Poranga Fashion e Banda Coquetel Amazônico.

A Associação Folclórica Boi-Bumbá Mirim Mineirinho abre a programação no dia 29 de junho, seguindo com 1h40 Grupo de Práticas Pedagógicas de Dança de Salão do Liceu Parintins; acústico musical com Enéas Dias; Banda Kontra Tempo; Balé Folclórico Tradicional CarimBoi; Associação Folclórica Boi-Bumbá Mirim Estrelinha e Grupo Ajuri Amazon Music.

No último dia da Estação da Cultura, 30 de junho, o Grupo Hit Popular inicia os trabalhos. Em seguida, se apresentam o Grupo Toada de Roda; DJ Alex Aguiar; Mesa Redonda: “O papel do IPHAN e o Registro do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins”; Associação Folclórica Boi-Bumbá Mirim Tupi e Banda Canto da Mata.

O post Festival de Parintins 2024: Praça da Catedral recebe mais uma vez a Estação da Cultura apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Barreirinha, Empreendedorismo, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Nhamundá, Parintins, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 05 30 at 171306 1024x681 1
Governo do Amazonas

SES-AM reforça combate ao tabagismo em ação educativa na Vila Olímpica

30/05/2025
Palestrante Fabiola Nazare Borges TJAM 1024x575 1
Governo do Amazonas

Ciama encerra Semana de Integridade e Compliance debatendo os desafios da Gestão Pública Ética e Transparente

30/05/2025
SES AM BARCO SAOJOAOXXIII ENCERRA EXPEDICAO URUCURITUBA FOTO Ruan TravassosSEMSA jpg3 1024x683 1
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII encerra 10ª expedição com quase 7 mil atendimentos em Urucurituba

30/05/2025
Projetos da UEA sao homenageados pela Delegacia da Receita Federal em Varginha durante cerimonia Arquivo Pessoal 1 1024x768 1
Governo do Amazonas

Projetos da UEA são homenageados pela Delegacia da Receita Federal em Varginha (MG)

30/05/2025
Imagens Arquivo Eptran Detran AM 1024x682 1
Governo do Amazonas

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito disponibiliza 260 vagas para cursos gratuitos no mês de junho

30/05/2025
Sepror Anori PAA foto Divulgacao 4 1024x768 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe R$ 75 mil na compra de alimentos da agricultura familiar em Anori

30/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus