Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’ inaugura neste sábado
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’ inaugura neste sábado

17/05/2024
cultura memorias da loucura divulgacao 05 1024x768 law1kz
Compartilhar

Evento conta com mostra de obras criadas por pacientes do Hospital Colônia Eduardo Ribeiro

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Neste sábado (18/05) , às 14h, no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), acontece a inauguração da quarta edição da exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e reúne cerca de 48 obras criadas por pacientes do Hospital Colônia Eduardo Ribeiro, entre 1985 e 1990.

Idealizado por Monique Marie Rothen, Rosangela Aufiero e Socorro Refkalefsky, o projeto visa trazer à tona a discussão sobre a saúde mental e a luta antimanicomial.

A exposição conta com uma programação rica e diversificada, que inclui exposições de obras e rodas de conversas. Toda programação é voltada para a discussão de temas que envolvem saúde mental e conta com a presença de profissionais da área.

Resgate

Rosangela Aufiero, que faz parte do movimento social Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial do Amazonas, e também é psicóloga, tendo trabalhado durante 22 anos no Hospital Psiquiátrico Colônia Eduardo Ribeiro, destacou a importância de preservar estas obras.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“Nos anos 80, pacientes internos, assessorados por uma equipe de artistas, criaram essas peças que hoje são resgatadas e exibidas ao público para evitar que se percam como muitas outras já se perderam”. afirma Rosângela.

Ela narra sua experiência pessoal, ressaltando a necessidade e importância de dar visibilidade a essas obras que carregam histórias e vivências significativas.

Reflexão e Debate

A exposição não só exibe arte, mas também propõe uma profunda reflexão sobre os modelos de tratamento da saúde mental, desde a institucionalização nos manicômios até os tratamentos modernos.

“Estamos no século da saúde mental”, afirma Rosângela, destacando que antes falar sobre ansiedade e depressão era um tabu. Hoje, a exposição incentiva o público a refletir sobre os manicômios, que podem existir tanto fisicamente quanto dentro das mentes das pessoas, e procurar por saídas de suas dores e medos.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Filme e Outras Atividades

Uma das grandes novidades desta edição é a produção de um filme sobre a exposição e que será exibido em looping durante o evento. Este filme, produzido com a colaboração da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, valida a importância das obras, além de contar com a contribuição do atual curador das obras, Turenko Beça, e o primeiro curador, Ottoni Mesquita, ambos reconhecidos artistas, que contribuem para a narrativa e valorização das obras expostas.

As atividades paralelas, que incluem rodas de conversa a cada 15 dias, aos sábados, proporcionam uma oportunidade para debates aprofundados com movimentos sociais ligados à saúde mental. Estes encontros têm como objetivo ampliar a compreensão,sensibilização e conhecimento sobre os desafios e avanços na área.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A quarta edição da exposição ‘Memórias da Loucura’ se apresenta como um espaço de arte, memória e diálogo, crucial para repensar e melhorar o cuidado e o tratamento da saúde mental em nossa sociedade. Não perca a oportunidade de agraciar este evento de grande importância e relevância para todos da sociedade.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Programação Detalhada:

18/05 – Abertura da Exposição Memórias da Loucura

01/06 – Roda de conversa: “Amazonas, do CPER aos CAPS, desafios e perspectivas” das 9h às 11h

15/06 – Apresentação do Maracatu Quebra Muros do Centro de Atenção Psicossocial CAPS III, Silvério Tundis, das 9h às 11h.

29/06 – Roda de conversa: “Promover e cuidar da saúde mental dos povos da Amazônia” das 9h às 11h

13/07 – Roda de conversa das 9h às 11h

27/07 – Roda de conversa das 9h às 11h

10/08 – Roda de conversa das 9h às 11h

O post Exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’ inaugura neste sábado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Detran AM Flagrante Entorpecentes Divulgac807 a771 o Detran AM 2
Governo do Amazonas

Detran-AM: Fiscalização flagra condutor com entorpecentes e cerca de R$ 1,3 mil em dinheiro, na zona norte de Manaus

07/06/2025
SEPROR PALESTRAS NA ECO AMAZONIA FOTO RUY NERY SEPROR 2 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sepror realiza painel de debates sobre estratégias de comercialização agrícola sustentável e execução do Plano ABC+

07/06/2025
SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x768 1
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Mais de 370 comunidades recebem ajuda humanitária do Governo do Amazonas

07/06/2025
Seap 01 audienciapublica 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

06/06/2025
Em Urucara governador Wilson Lima destina mais de R 700 mil para fortalecer setor primario 1 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

06/06/2025
Cosama Entrega das aguas dos bois Caprichoso e Garantido Fotos Reproducao Cosama 4 1024x1010 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Cosama realiza a entrega de copos envasados aos bumbás Caprichoso e Garantido

06/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus