De autoria do vereador Everton Assis (União Brasil), o Projeto de Lei (PL) 254/2024 que acrescenta o artigo 6° à lei ordinária nº 1.616/1982, a fim de prevê guarda, proteção, conservação, restauração e preservação de todo e qualquer documento referente à história da cidade de Manaus, foi deliberado na Sessão Plenária dessa quarta-feira (22/05) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), se segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
De acordo com o vereador, a preservação de documentos históricos é fundamental para manter viva a memória e identidade de uma comunidade, como é o caso do município de Manaus. Guardar, proteger, conservar, restaurar e preservar esses documentos não é apenas uma questão de manter registros do passado, mas também de garantir que as futuras gerações tenham acesso à riqueza cultural e histórica de sua região.
“É necessário resgatar a memória dos manauaras visto que tudo o que acontece em uma região repercute em outra, dessa forma, salvaguardar o Museu da Cidade é resgatar os acontecimentos que envolvem todos os munícipes. Preservar a história da nossa cidade não é apenas uma questão de orgulho local, mas também uma forma de promover a identidade cultural e fortalecer o senso de pertencimento da comunidade”, justificou o vereador.
O parlamentar reforça que a preservação dos documentos referentes à história de um município é de extrema importância é reconhecido por diversos órgãos públicos responsáveis pela gestão do patrimônio cultural e histórico. Esses documentos não são apenas registros estáticos do passado, mas sim fontes vivas que nos permitem compreender a evolução social, política, econômica e cultural de uma comunidade ao longo do tempo.
Texto e foto: Ricardo Duarte – Assessoria de Comunicação do vereador
Everton Assis apresenta Projeto de Lei sobre medidas para a preservação da história de Manaus Câmara Municipal de Manaus.