Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Estiagem 2024: Arsepam monitora as condições de navegabilidade e os preços praticados pelo transporte hidroviário intermunicipal
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Estiagem 2024: Arsepam monitora as condições de navegabilidade e os preços praticados pelo transporte hidroviário intermunicipal

11/10/2024
Compartilhar

Dados são enviados ao Comitê de Enfrentamento à Estiagem

FOTO: Herlam Glória/Arsepam

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam) está monitorando as condições de navegabilidade e os preços praticados pelas 158 embarcações que operam no transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas no Amazonas. As informações coletadas pela autarquia estadual são repassadas diariamente ao Comitê Técnico-Científico e ao Comitê de Enfrentamento à Estiagem, com o objetivo de coordenar ações conjuntas com os demais órgãos envolvidos.

O Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Arsepam informa que, até o momento, não foi identificado nenhum valor abusivo nas 116 linhas/destinos monitorados. De acordo com o Decreto N.º 50.128, de 28 de agosto de 2024, publicado no Diário Oficial do Amazonas, 62 municípios estão em situação de emergência quanto à locomoção de passageiros e cargas.

O diretor-presidente da Agência Reguladora, Ricardo Lasmar, destaca que, das nove calhas do estado, seis apresentam dificuldades extremas de logística, sendo as mais afetadas neste período: Rio Madeira, Rio Purus, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões e Juruá.

“Foi detectado também um aumento do custo operacional em decorrência da estiagem. Por exemplo, embarcações que realizavam viagens até Uarini, da calha do Médio Solimões, utilizavam normalmente 4.800 mil litros de combustível (diesel marítimo) por viagem, agora a quantidade chega a 8.200 mil litros, um aumento de 58,53%”, completou.

FOTO: Herlam Glória/Arsepam

Capacidade reduzida

A equipe técnica da autarquia estadual destaca que do total de 158 embarcações, 80 estão operando com restrições devido ao calado (parte submersa do casco), o que pode reduzir a capacidade total em até 70%, dependendo do destino final e do tipo de embarcação. Os proprietários das embarcações estão priorizando o transporte de alimentos e medicamentos.

Rotas alteradas

O DETH comunica que a linha do município de Benjamin Constant, na calha do Alto Solimões, foi paralisada. Os passageiros estão sendo transportados até a cidade por lanchas (pequenas embarcações com baixo calado), enquanto as cargas estão sendo transportadas por rabetões, que utilizam motores de propulsão acoplados na traseira de pequenas embarcações. Outro município que interrompeu o acesso fluvial é Iranduba, na calha do Baixo Solimões.

Grande parte das rotas foi alterada, pois as embarcações das linhas regulares não conseguem chegar às sedes dos municípios, sendo assim, estão atracando em praias distantes ou em cidades próximas. Um exemplo disso são as embarcações de grande porte que operam na linha Manaus-Carauari, que interromperam suas viagens antes do destino final, aportando no município de Juruá. Nesse ponto, passageiros e cargas são transferidos para embarcações de menor calado, que seguem para Itamarati, Eirunepé, Ipixuna e Guajará.

FOTO: Herlam Glória/Arsepam

Os municípios que modificaram suas rotas incluem também: Manicoré, Canutama e Lábrea, nas calhas do Rio Madeira e Rio Purus.

O post Estiagem 2024: Arsepam monitora as condições de navegabilidade e os preços praticados pelo transporte hidroviário intermunicipal apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Benjamin Constant, Canutama, Carauari, Eirunepé, Governo do Amazonas, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manaus, Manicoré, SECOM, Uarini
Redação Informe Manaus 11/10/2024 11/10/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas instala o Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico, em agosto

12/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta

12/07/2025
Governo do Amazonas

Sepet castra mais de 800 animais em ação de atendimento veterinário em Iranduba

12/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (12/07)

12/07/2025
Governo do Amazonas

Pessoas com deficiência participam da “Festa Julina Inclusiva” dos Centros Estaduais de Convivência da Família

12/07/2025
Governo do Amazonas

Dia do Engenheiro Florestal: ADS destaca a atuação dos profissionais em programas do órgão

12/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus