Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: essocialização: Medidas socioeducativas aplicadas no Amazonas recuperaram 54 adolescentes em conflito com a lei em 2024
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

essocialização: Medidas socioeducativas aplicadas no Amazonas recuperaram 54 adolescentes em conflito com a lei em 2024

18/07/2024
Compartilhar

Estado trabalha com política preconizada pelo ECA

FOTOS: Drance Jézus /Sejusc

Ter segundas chances é essencial para quem quer mudar sua história, e o estudante e menor aprendiz Kelvin Lopes, de 18 anos, conquistou uma nova perspectiva de vida ao cumprir medida no Centro Socioeducativo Raimundo Parente. A unidade, gerida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), é uma das iniciativas que atendem adolescentes em conflito com a lei.

No local, são realizadas atividades de esporte, saúde, cultura e lazer, além do Ensino Fundamental e Médio, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foi nesse contexto que, o então adolescente, Kelvin Lopes percebeu que podia mudar seu futuro e ter uma formação que lhe permitisse ser inserido no mercado de trabalho.

Além dele, outros 53 adolescentes já foram ressocializados, entre janeiro e junho deste ano. Atualmente, são 42 adolescentes cumprindo medida nas cinco unidades socioeducativas.

“Eu percebi o meu erro, o que eu fiz, a gravidade do meu ato infracional. Mas ali eu aprendi várias coisas, sobre como ajudar a população. Cheguei ali deprimido, angustiado, pensando que tudo já tinha acabado para mim, mas não, era só o começo de uma nova caminhada que eu ia ter aqui na frente”, avaliou o egresso.

Daniel Garcia, gerente de Projetos de Política para Crianças e Adolescentes, da Secretaria Executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), explica que, ao chegar em uma das unidades socioeducativas, o adolescente passa pela triagem de saúde, depois, é verificado o nível de ensino dele, para que seja matriculado e dê continuidade ao estudo básico.

Os socioeducandos também têm acompanhamento jurídico, psicossocial e encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio das parcerias públicas e privadas com a Sejusc.

FOTO: Drance Jézus /Sejusc

“O adolescente não é visto mais pelo ato que ele cometeu, mas como um ser humano. Um adolescente é um ser em transformação. Todo o trabalho do sistema socioeducativo vem para garantir que aquele adolescente tenha uma ampliação de possibilidades e consiga ter uma tomada de decisão diferente”, garante Daniel.

Conectados

Amparados pela correta execução das políticas para Crianças e Adolescentes, outros quatro ressocializados foram inseridos no mercado de trabalho. Além disso, eles poderão cursar o ensino superior em uma universidade particular parceira do Governo do Amazonas, por meio do projeto #Conectados. Atualmente, os candidatos se preparam para prestar o vestibular e vislumbrar um futuro diferente.

“Apesar do erro que a gente tenha cometido no nosso passado e enfrentado tudo lá dentro, é só um recomeço para nossa vida aqui fora […] O emprego que eles conseguiram para mim foi de jovem aprendiz, no ano passado, em setembro, eu comecei e já tô terminando”, conta o rapaz, que há quase um ano tem o próprio salário.

FOTO: Drance Jézus /Sejusc

Para ser indicado a uma vaga em uma instituição parceira, Kelvin se preparou com os cursos oferecidos nos socioeducativos. “Fiz curso pelo setor pedagógico, de artesanato, informática básica e avançada, logística básica […], tive que aprender várias coisas, hoje em dia o curso de informática básica avançada, é o mais importante para se inserir no mercado de trabalho”, conta o aprendiz.

Em 2024, o #Conectados tem cinco egressos do sistema socioeducativo cursando o ensino superior e inseridos no mercado de trabalho.

O post essocialização: Medidas socioeducativas aplicadas no Amazonas recuperaram 54 adolescentes em conflito com a lei em 2024 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Ensino Superior, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 18/07/2024 18/07/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30/06/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30/06/2025
Governo do Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30/06/2025
Governo do Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama distribui cerca de 600 mil copos envasados durante o festival

30/06/2025
Governo do Amazonas

Escolas públicas do Amazonas encerram primeira etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

30/06/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: SES-AM registra mais de 12,9 mil atendimentos de saúde, em quatro dias de apresentações no Bumbódromo

30/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus