Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Espetáculo teatral, farinhada e ciclo da borracha integram a programação da 22º Semana dos Museus no Museu do Seringal
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Espetáculo teatral, farinhada e ciclo da borracha integram a programação da 22º Semana dos Museus no Museu do Seringal

14/05/2024
cultura museu seringal marcely gomes 1024x682 foEvAL
Compartilhar

A Semana Nacional dos Museus é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Museu do Seringal, situado no Igarapé São João, afluente do Igarapé do Tarumã-Mirim, na zona rural de Manaus, sediou mais uma edição da Semana dos Museus, nesta terça-feira (14/05). O evento, que iniciou às 9h, contou com atrações especiais e uma encenação teatral produzida pelos próprios funcionários do museu. As atividades foram direcionadas principalmente para os moradores das comunidades locais, mas contaram também com a participação de turistas visitantes do museu.

A diretora do departamento de gestão de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aline Santana, destaca o propósito dessa realização que faz parte da Semana Nacional dos Museus.

“A intenção é mostrar um pouco da história do seringueiro, do seringalista, a forma como se faz a farinha, mostrando o ciclo da borracha de uma forma diferenciada, teatralizada. Então aqui no Museu do Seringal estamos com essa atividade e lá no Palácio de Provincial também nós temos atividades de rodas de conversa, palestras, encenações, saraus, assim como no Museu Do homem do Norte também”, destaca a diretora.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O espetáculo teatral iniciou com uma encenação realizada por funcionários do museu, retratando trabalhadores chegando ao museu em busca de abrigo e comida em troca de trabalho. Os seringalistas discutiam o pagamento, com a maior parte dos ganhos sendo destinada ao coronel.

Os trabalhadores eram apresentados aos materiais utilizados, como a “poronga”, uma espécie de lamparina usada na cabeça para deixar as mãos livres, raspador, faca, tigelas e balde para coletar látex e transformá-lo em borracha. Insatisfeitos com a proposta, os trabalhadores enfrentaram o coronel, sendo surpreendidos com sua brutalidade, culminando em um ato de violência.

Essa encenação reflete as condições enfrentadas pelos trabalhadores na região Norte do Brasil entre as décadas de 1880 e 1910, onde a mão de obra não qualificada era submetida a condições severas de trabalho, com consequências fatais em caso de não cumprimento das tarefas.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Em seguida, Emilson Araujo, gerente do museu, ensinou o processo de produção da farinha. “Começa com a mandioca, que é descascada, deixada de molho por alguns dias, depois é lavada e cevada para remover a casca. Após a secagem, é peneirada, a farinha vai para o torrador agrícola, onde é adicionado óleo para evitar que grude. Em seguida, é escaldada e seca ao fogo. O líquido restante pode ser reutilizado ou usado para fazer tucupi. A casca pode ser utilizada como adubo para plantas ou alimentação animal.” explica o gerente.

Putira, nome indígena de Analina Martins Tomaz, indígena da Etnia Baré, mora na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, que fica nas redondezas do museu, se destaca por seu trabalho artesanal utilizando materiais naturais como caroço de açaí, caroço de buriti, cipó e penas de pássaros.

“A gente tem um prazer de trabalhar com o que a gente tem, sem derrubar a natureza, porque é desses recursos que a gente vive, do nosso próprio ambiente, e mostrando assim um pouco da nossa cultura, que é cultura indígena, que através dela nós somos povos tradicionais e cultivamos a nossa cultura, tanto no vestimento, no artesanato, na comida culinária, que nós amazonenses amamos comer mais peixe, que é a nossa tradição” comenta Putira.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Yasi Lua, nome índigena de Luana Batista, também mora na comunidade Nossa Senhora do Livramento, e trabalha no museu do seringal desde o ano passado, fazendo grafismos, artesanatos, brincos e pinturas no rosto. Ela comentou sobre a origem das tintas que utiliza em suas obras. “As tintas para fazer o grafismo são feitas por nós, utilizando frutas como o jenipapo. Os estilos de grafismo mais utilizados são Dente de traíra, couro de jacaré, olho de gafanhoto, buia, onça, esteira, peneira. Comenta Yasi.

Durante as atividades, o ex-seringueiro e atual assistente administrativo do museu, Manoel Henrique, conhecido carinhosamente como ‘Seu Jaime’, compartilhou suas vivências demonstrando o processo de produção da borracha:

“Os seringueiros começam seu trabalho às 1h da manhã, cortando a seringueira, e passam de 15 a 18 horas por dia nessa tarefa exaustiva. Por volta das 10h da manhã, terminam o corte, e por volta das 16h, fazem a colheita. Após isso, o látex é defumado utilizando o fogo da fornalha”, detalhou.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“O processo continua com o látex sendo colocado em uma bacia e defumado, enquanto é manipulado pelo seringueiro para garantir que fique uniformemente coberto. Esse processo de defumação pode durar de 1 a 3 horas, dependendo da quantidade de látex utilizada”, ensinou “Seu Jaime”.

Já os visitantes do Museu do Seringal vão contar com uma imersão no período do ciclo da borracha, por meio de uma encenação teatral produzida pelos próprios funcionários do museu. A partir das 9h, o espaço vai oferecer atrações especiais para as escolas de comunidades próximas, como a história da farinhada, o processo de produção da farinha e o testemunho de “Seu Jaime”, ex-seringueiro que vai compartilhar um pouco de suas vivências com o público presente.

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A próxima farinhada no Museu do Seringal Vila Paraíso está agendada para o dia 17 de maio, às 9h, com ingresso pago para o público em geral.

A programação completa da Semana Nacional dos Museus no Amazonas, pode ser encontrada no Instagram @culturadoam.

Endereços:

– Palacete Provincial (Pinacoteca do Amazonas)- Praça Heliodoro Balbi, Centro
– Museu do Seringal – Igarapé São João – Afluente do Igarapé do Tarumã – Mirim
-Centro Cultural Povos da Amazônia (Museu Homem do Norte) – Avenida Silves, Distrito Industrial

O post Espetáculo teatral, farinhada e ciclo da borracha integram a programação da 22º Semana dos Museus no Museu do Seringal apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Silves, Violência
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Seap 01 audienciapublica 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

06/06/2025
Em Urucara governador Wilson Lima destina mais de R 700 mil para fortalecer setor primario 1 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

06/06/2025
Cosama Entrega das aguas dos bois Caprichoso e Garantido Fotos Reproducao Cosama 4 1024x1010 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Cosama realiza a entrega de copos envasados aos bumbás Caprichoso e Garantido

06/06/2025
Ipem Am verifica etilo770 metros que sera771 o utilizados em Parintins foto 1 768x1024 1
Governo do Amazonas

Ipem-AM verifica etilômetros que serão utilizados pelo Detran em Parintins

06/06/2025
Sema 01 Projetos de Carbono Alex Pazuello Secom
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia parcerias para projetos de carbono nos Parques Estaduais Sucunduri e Matupiri

06/06/2025
Governador Wilson Lima moderniza estrutura portuaria de Urucara com entrega de balsa flutuante e rampa metalica 1 foto Diego Peres Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima moderniza estrutura portuária de Urucará com entrega de balsa flutuante e rampa metálica

06/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus