Durante a reunião, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, enfatizou o compromisso do Governo do Amazonas em fortalecer a integração regional
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, nesta quinta-feira (08/08), de uma reunião virtual com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir estratégias voltadas à integração das regiões fronteiriças da Amazônia. O encontro abordou projetos estratégicos que envolvem a utilização de portos na costa do Pacífico, visando fortalecer a integração regional e promover o desenvolvimento sustentável.
Durante a reunião, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, enfatizou o compromisso do Governo do Amazonas em fortalecer a integração regional. Ele mencionou projetos importantes, como a integração dos portos de Manta, no Equador, e de Chancay, no Peru, com a Zona Franca de Manaus. “Estamos explorando novas rotas que podem reduzir significativamente os custos de transporte, conectando o Brasil ao mercado asiático através do Pacífico”, destacou Serafim.
O secretário também abordou a situação crítica da Tríplice Fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, uma área marcada por desafios ambientais, sociais e de segurança. Serafim alertou para a emergência climática na região, onde a descida acentuada dos níveis dos rios tem prejudicado a vida das populações locais. “É fundamental intensificarmos as atividades econômicas na região, como forma de solucionar os problemas ambientais e sociais, além de garantir a segurança dos povos indígenas e combater a presença de grupos criminosos”, afirmou.
Representantes do BID reafirmaram a disposição de entender melhor as prioridades do Governo do Amazonas e de aprofundar a parceria com o Estado. “Queremos alinhar nossas prioridades de trabalho com as do estado e explorar como podemos colaborar para promover o desenvolvimento na região”, disse um dos representantes do banco, Sebastian Gonzalez.
Além do secretário Serafim Corrêa, participaram da reunião os secretários-executivos da Sedecti, Gustavo Igrejas e Jeibi Medeiros, o coordenador do Núcleo Estadual de Fronteira do Amazonas (Niffam), Guilherme Vilagelim, e a gerente do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Bruna Curcio.