Na última terça-feira (18/6), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) cumpriu sua agenda na capital federal, participando da 4ª Reunião da Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O principal assunto discutido foi a realização da 27ª Conferência Nacional, que estava prevista para acontecer no Rio Grande do Sul, mas devido às enchentes que atingiram o estado em maio, a região não pôde sediar o evento. Deputados do Rio de Janeiro se candidataram para sediar a conferência e a diretoria aguarda outras manifestações.
O deputado lamentou a situação do povo gaúcho e ressaltou a importância de ajudar na reconstrução do estado. Outro tema abordado na reunião foi a devolução das prerrogativas aos deputados estaduais, em que foi destacada a necessidade de união entre as Assembleias Legislativas para fortalecer a pauta junto ao Congresso Nacional. O deputado também reiterou sua defesa pela retomada das prerrogativas dos deputados estaduais e propôs que as Assembleias Legislativas façam uma resolução concedendo poderes à Unale para representá-las e propor uma PEC que restabeleça a autonomia dos deputados.
O presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (PDT/CE), comentou sobre os encaminhamentos obtidos na reunião e ressaltou a importância de trabalhar juntos para a reconstrução do Sul. Ele também cobrou a reativação do colegiado de presidentes das Assembleias, que tem acesso direto ao Congresso Nacional e reforça a questão da devolução das prerrogativas dos deputados estaduais. Além do deputado Adjuto Afonso, estiveram presentes na reunião os deputados amazonenses Mario César (União Brasil), João Luiz (Republicanos) e Thiago Abrahim (União Brasil).