Um Projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Republicanos), que pretende instituir um programa de acompanhamento psicológico aos servidores públicos da saúde, em Manaus, avançou na Câmara Municipal. O PL foi deliberado na quarta-feira (08/05) pelos parlamentares, tomando o nº 078/2024, e seguiu para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
De acordo com o PL, algumas ações estão previstas como estabelecer medidas de acompanhamento e promoção da saúde do trabalhador após incidentes traumáticos, como assaltos, realizando acolhimento e a abordagem inicial.
Segundo o parlamentar, a proposta do programa é valorizar o servidor da saúde e proporcionar mais qualidade de vida.
“Sabemos que os traumas diminuem consideravelmente o aproveitamento da vida e podem levar ao surgimento de condições psicológicas severas, como estresse pós-traumático e depressão profunda. Diante disto, o acompanhamento psicológico após a vivência de um evento estressante, independentemente de sua natureza, para reduzir o sofrimento diário, é indispensável para ressignificar o acontecimento e recuperar a vontade de viver”.
Saúde mental – Ainda segundo o parlamentar, a saúde mental do servidor é fundamental para o bom desempenho no trabalho, visto que muitos passam boa parte do dia no local.
O programa visa proporcionar o bem-estar e a melhoria das relações no ambiente de trabalho, oportunizando a integração entre os colegas após incidentes, realizando campanhas, utilizando a abordagem terapêutica e conscientização, auxiliando o profissional a lidar com os desafios e criar estratégias para administrar as emoções, contando com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras.
Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dircom/CMM
Dr. Daniel Vasconcelos apresenta projeto para acompanhamento psicológico aos servidores da saúde Câmara Municipal de Manaus.