Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: De janeiro a setembro deste ano, método por impressão digital de cadáver do IML e IIACM auxiliou na identificação de 420 corpos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

De janeiro a setembro deste ano, método por impressão digital de cadáver do IML e IIACM auxiliou na identificação de 420 corpos

10/10/2024
EXAMES NECROPAPILOSCOPICO FOTOS DIVULGACAO SSP AM 3 1024x683 1
Compartilhar

A coleta das impressões digitais da pessoa falecida é feita e comparada com algum documento trazido por familiares

EXAMES NECROPAPILOSCOPICO FOTOS DIVULGACAO SSP AM 3 1024x683 1
EXAMES NECROPAPILOSCOPICO FOTOS DIVULGACAO SSP AM 2 1024x683 1
FOTOS: Victor levy/SSP-AM

O trabalho integrado dos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) auxiliou na identificação de 420 corpos por meio do procedimento Necropapiloscópico.

O método consiste no reconhecimento de cadáveres a partir das papilas dérmicas, onde são encontradas as impressões digitais. A coleta das impressões digitais da pessoa falecida é feita e comparada com algum documento trazido por familiares, podendo ser a Carteira de Identidade (CIN) ou outro documento.

De acordo com o diretor do IML, perito e médico legista, Sérgio Machado, o procedimento é realizado na identificação de pessoas que faleceram vítimas de morte violenta, acidentes e desastres.

“O procedimento é feito utilizando um produto químico, ele é passado nas digitais e preenchemos uma ficha que depois irá receber o nome individual necropapiloscópia. Logo após, esperamos secar, escanear e enviar para o instituto de identificação para fazer o cruzamento de dados que é uma comparação com banco que eles têm”, disse o diretor.

EXAMES NECROPAPILOSCOPICO FOTOS DIVULGACAO SSP AM 1 1024x683 1

FOTO: Victor levy/SSP-AM

O diretor ressaltou a importância do exame na identificação dos corpos em situações onde não há documentos ou informações da pessoa falecida. “O procedimento é primordial, porque essa técnica de exame de necropapislocopia é universal e todo ser humano possui a sua digital, ou seja, é algo único”, ressaltou o médico legista.

Segundo passo: Instituto de Identificação

O diretor do IIACM, perito criminal Mahatma Porto, explicou que após a coleta, as impressões são encaminhadas ao instituto de identificação, onde os peritos irão realizar o confronto das digitais colhidas com a do prontuário civil.

“Quando se trata de uma impressão digital de um desconhecido, não identificado, nós precisamos fazer uma busca no nosso sistema biométrico automatizado, onde inserimos as impressões digitais coletadas no IML. Após isso, o sistema irá fazer uma busca em todo o banco de dados para identificar de quem é aquela impressão digital”, disse o diretor Mahatma.

O post De janeiro a setembro deste ano, método por impressão digital de cadáver do IML e IIACM auxiliou na identificação de 420 corpos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Acidentes, Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

BOLETIM CHEIA WEB0106 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo(01/06)

01/06/2025
cultura bar do boi Maria Azedo foto Jhonny Lima Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 7 1024x682 1
Governo do Amazonas

Último Bar do Boi Caprichoso da temporada reúne multidão, homenageia Arlindo Júnior e ex-itens históricos 

01/06/2025
SineAM13 FotoJamilleSilva 1024x682 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 225 vagas de emprego para esta segunda-feira

01/06/2025
SECOM CIRURGIA CARDIACA INEDITA8 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca cirurgia cardíaca inédita no Brasil realizada por telemonitoramento no Amazonas

01/06/2025
SEPROR TERCEIRA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR MANAUS FOTO ISAAC MAIA SEPROR 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas, por meio da Sepror, apoia a 3ª Feira da Agricultura Familiar do Tarumã-Mirim

01/06/2025
Balbina Mestrinho celebra 64 anos com entrega de equipamentos e novos leitos de UTI foto EvandroSeixas ses 6 1 1024x681 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega novos leitos de UTI Neonatal e equipamentos à Balbina Mestrinho

01/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus