Rephrase my Nesta quinta-feira (8/8), quando é celebrado o Dia do Cirandeiro, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) realizou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sessão Especial em homenagem às Cirandas de Manacapuru (distante a 98 quilômetros de Manaus).
O evento, realizado no plenário Ruy Araújo, contou com a presença de autoridades e figuras da cultura e administração do município, que ressaltaram a importância das Cirandas como Patrimônio Cultural de Manacapuru.
Além do deputado Cristiano D’Angelo, que presidiu a sessão, compuseram a mesa o secretário executivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Luiz Carlos Bonates; o prefeito de Manacapuru, Betanael da Silva D’Angelo; o secretário de Turismo e Cultura de Manacapuru, Alilson Portella; o secretário de Educação e Cultura de Manacapuru, Willian Ferreira Sabóia; o presidente da Associação Folclórica Unidos dos Bairros – Ciranda Tradicional, Magdiel Pinheiro; o presidente do Grêmio Recreativo e Folclórico Flor Matizada, Alexandre Ferreira de Queiroz, e o presidente do Grêmio Recreativo e Folclórico Guerreiros Mura da Liberdade, Renato Conte Teles.
Durante a solenidade, Cristiano D’Angelo reafirmou o compromisso com a valorização da cultura manacapuruense, destacando as emendas parlamentares destinadas ao fortalecimento das Cirandas do município.
“Com orgulho, represento e luto pelo progresso de Manacapuru, ao lado do prefeito Beto D’Angelo. Destinar recursos às agremiações das Cirandas de Manacapuru é reconhecer e preservar a tradição de nossos ancestrais, perpetuada por meio deste Festival Folclórico. Tenho paixão por nossa história e pela nossa cultura”, enfatizou o parlamentar.
O prefeito Beto D’Angelo também destacou a importância da Sessão Especial para o município e para os cirandeiros. “Hoje é um dia especial para todos nós que vivemos e respiramos a cultura de Manacapuru. As Cirandas são o coração pulsante do nosso povo, representando a força, a alegria e a identidade de nossa terra. Agradeço ao deputado Cristiano D’Angelo por todo o apoio dado às nossas agremiações e por manter viva essa tradição que tanto nos orgulha. Investir nas Cirandas é investir no futuro cultural do nosso município, garantindo que essa herança seja passada para as próximas gerações. Estamos juntos nessa missão de fortalecer e promover nossa cultura”, reforçou Beto D’Angelo.
A cerimônia teve apresentações das três principais cirandas do município. A Ciranda Tradicional, tricampeã, abriu o evento, seguida pela Flor Matizada e, por fim, a Guerreiros Mura.
Cada uma mostrou um pouco da magia e da riqueza cultural que fazem do Festival de Ciranda de Manacapuru um dos mais importantes do Estado.
Homenagem
Cristiano D’Angelo, em reconhecimento à contribuição cultural das cirandas para o município de Manacapuru, entregou placas de homenagem a cada uma das agremiações presentes.
A Ciranda Tradicional f