Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Crimes contra o meio ambiente: PC-AM apresenta balanço das operações realizada no segundo semestre de 2023
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Crimes contra o meio ambiente: PC-AM apresenta balanço das operações realizada no segundo semestre de 2023

04/01/2024
PCAM OPERACAO CURUPIRA DEMA FOTO DIVULGACAO 4 1024x576 1
Compartilhar

Ao todo, 134  processos foram remetidos à Justiça por crimes ambientais

PCAM OPERACAO CURUPIRA DEMA FOTO DIVULGACAO 4 1024x576 1
Foto: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), apresenta o balanço das operações realizadas entre julho e dezembro de 2023. Ao todo, 134 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e Inquéritos Policiais (IPs) foram remetidos à Justiça por crimes ambientais.

Conforme a delegada Juliana Viga, titular da Dema, foram realizadas constantes operações policiais com o objetivo de combater irregularidades que prejudicam o meio ambiente e afetam a saúde pública da população. Ao longo do segundo semestre de 2023, foram realizadas 16 operações.

“Dentre elas estão as operações Curupira, Anhanguá, Rio Preto, Passarinhar, e a Noturna Jaci que visou apurar crimes de poluição sonora, e ocorreu até a décima fase”, disse a delegada.

Além dessas, a Dema integrou a Operação Tamoiotatá 3, que teve como foco apurar o combate aos crimes de queimadas nos municípios do Estado que compõem o arco do fogo. A ação foi integrada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Cada fase contou com efetivos do Ipaam, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e das Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal.

Lei de Crimes Ambientais

A Lei nº 9.605/1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora. Um exemplo desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas.  

“O autor pode responder pelo crime de poluição dolosa ou culposa, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Se o crime ocorrer de forma culposa, ou seja, sem intenção, a pena prevista é de detenção de até 1 ano e multa”, informou a autoridade policial.

Denúncias

A PC-AM destaca que denúncias podem ser realizadas pelos números (92) 3634-7042, disque-denúncia da Dema, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do denunciante será mantida em sigilo”, afirmou Juliana.

O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na delegacia mais próxima; na Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/; ou diretamente na Dema, localizada na rua Paul Adam, conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Bombeiros, Denúncias, Governo do Amazonas, Meio Ambiente, Polícia, Polícia Civil, SECOM, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 06 10 at 163319 2
Governo do Amazonas

Casa das Artes reabre com cinco exposições inéditas de artistas amazonenses

10/06/2025
WhatsApp Image 2025 06 10 at 164004 1 1024x682 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Amazonastur lança roteiro especial para turistas de primeira viagem

10/06/2025
WhatsApp Image 2025 06 10 at 161046 1024x684 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP divulga monitoramento de circulação de vírus respiratórios no Amazonas e alerta para vacinação

10/06/2025
UGPE EVENTO SELO UNICEF FOTO TIAGO CORREA UGPE 43 1 1024x683 1
Governo do Amazonas

Marco histórico: Selo Unicef tem adesão dos 61 municípios do interior do Amazonas

10/06/2025
CBMAM OPERACAO PARINTINS FOTO ALEX PAZUELLO 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Corpo de Bombeiros atuará com quatro grupos operacionais antes e durante a 58º edição do evento

10/06/2025
Palestra Prato Cheio Obesidade infantil 2 2 1024x576 1
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre Junho Violeta e combate à obesidade infantil

10/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus