Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Corregedor nacional do CNMP faz reunião com novos promotores de Justiça do AM
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Meio Ambiente

Corregedor nacional do CNMP faz reunião com novos promotores de Justiça do AM

20/04/2024
Compartilhar

Criado: Quarta, 17 Abril 2024 17:43

Integrante do Conselho Nacional fez recomendações aos integrantes do MPAM

Empossados na última segunda-feira (15), os 22 novos promotores de Justiça do Amazonas, que participam de um curso de formação de 30 dias, tiveram uma reunião, na tarde desta quarta-feira (17), na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) com o corregedor-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa. A conversa com o corregedor aconteceu remotamente, por meio da plataforma Teams. Os novos integrantes estavam no auditório Gebes de Mello Medeiros, localizado na sede do órgão.

 Na reunião, o corregedor apresentou resoluções e recomendações do CNMP, entre elas relacionadas a questões de comportamentos dos novos membros . A formação dos promotores é realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), coordenado pelo promotor amazonense João Gaspar Rodrigues, em parceria com Corregedoria-Geral do MPAM.

Após esse período de formação, os 22 novos promotores serão encaminhados para suas respectivas comarcas.

“O Conselho Nacional do Ministério Público é um órgão importante para a preservação e fortalecimento do Ministério Público. O nosso trabalho é o mais técnico possível, como uma forma de proteção a instituição e a sociedade”, ressaltou ao corregedor nacional para os atentos promotores.

A presença do corregedor nacional aqui conosco, no curso de ingresso, evidencia o compromisso inabalável do Ministério Público do Amazonas com a excelência e o aprimoramento constante dos seus membros, principalmente aqueles profissionais que estão entrando agora na instituição, desenvolvendo habilidades necessárias para o exercício diário da função, principalmente no interior do Estado, cujos cidadãos são merecedores dessa atenção especial do MPAM”, afirmou o promotor de Justiça, João Gaspar.

Para a corregedora-geral do MPAM, Sílvia Abdala Tuma, a recepção do corregedor nacional é uma oportunidade única e inédita e integra o calendário do curso de formação espelhado no Guia Básico de Atuação Ministerial.

“Nesta formação, estamos apresentando o passo a passo da rotina, da gestão e da administração de uma promotoria, além de apresentar o Código de Ética do Ministério Público, que auxiliará os novos membros no mister de ouvir os reclames do nosso público-alvo: a população”, comentou a corregedora-geral, Sílvia Tuma, autora do convite ao  corregedor nacional.

Em Brasília desde ontem, onde participa de reuniões do CNMP, o procurador-geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, parabenizou o Ceaf pelo empenho na formação dos novos integrantes do órgão. “Eu costumo falar que são missionários da luz da lei. São os colegas que vão levar a luz da lei, do conhecimento, da sabedoria para toda a nossa sociedade amazonense, principalmente para o interior do Estado. É importante esse período de formação”, afirmou.

Ao comentar sobre a participação do corregedor nacional na formação dos novos promotores, o procurador-geral Alberto Júnior avaliou como de “extrema importância a fala do corregedor nacional aos novéis membros. A Corregedoria Nacional é um órgão de orientação e de fiscalização. Ao avaliar o trabalho dos órgãos de execução, certamente indicam os melhores caminhos a serem percorridos buscando sempre oaperfeiçoamento da atuação do Ministério Público”, finalizou.

Cartas apresentadas

Ao final da reunião, foram apresentadas as Cartas de Brasília e Aracaju que são medidas resolutivas adotadas pela Corregedoria Nacional com os Ministérios Públicos brasileiros, aprovados, respectivamente, nos anos de 2017 e 2018. O objetivo das cartas é de formalizar diretrizes de boas práticas às promotorias, visando à efetividade em impacto social, identificando as demandas sociais ou ameaças aos direitos fundamentais baseados na cartilha dos direitos humanos.

  

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Fiscalização, Meio Ambiente
20/04/2024 20/04/2024
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Meio Ambiente

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

18/11/2024
Meio Ambiente

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

18/11/2024
Meio Ambiente

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

18/11/2024
Meio Ambiente

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

18/11/2024
Meio Ambiente

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

17/11/2024
Meio Ambiente

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

17/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus